Três pessoas trabalhando juntas em um escritório moderno.

Existem muitas formas pelas quais um Application Manager pode influenciar o sucesso de uma empresa comercial. Esta é uma função que abrange várias disciplinas importantes, todas relacionadas com a forma como a empresa utiliza os sistemas informáticos para se tornar mais eficiente e lucrativa. Tende a adequar-se a indivíduos que são adeptos de tarefas específicas, enquanto simultaneamente supervisionam um quadro mais amplo.

Responsabilidades – O que faz um Application Manager? 

A função do Application Manager compreenderá várias responsabilidades importantes, incluindo:

  • Pesquisa e aquisição de aplicações de software que contribuam para o sucesso da empresa
  • Instalar, configurar, monitorizar e manter essas aplicações conforme e quando for necessário
  • Estabelecer protocolos para aplicações de software e garantir a sua facilidade de utilização para outros
  • Supervisionar atualizações para servidores, hardware e software
  • Relatórios sobre o progresso de questões operacionais para a alta administração, utilizadores finais e partes interessadas
  • Gerir orçamentos financeiros para projetos específicos e para a gestão diária de departamentos específicos

Características necessárias para um Application Manager bem-sucedido

Esta é uma função adequada a pessoas com um alto grau de competências de TI, com a capacidade de se concentrarem em questões extremamente técnicas. Os Application Managers necessitam de apresentar um conhecimento sólido dos processos atuais de hardware e software, bem como manter um olhar atento sobre os produtos que ainda não chegaram ao mercado. Uma compreensão da maneira como a empresa opera no sentido geral será também uma grande vantagem.

Os Application Managers bem-sucedidos também precisarão de possuir vários atributos pessoais. Devem ser competentes em termos de gestão de tempo e de pessoas; precisam de apresentar fortes competências de liderança e de ser capazes de ter um bom desempenho sob pressão. Esta função pode ser ideal para perfis extremamente analíticos, com uma curiosidade natural.  A resolução de problemas pode ser fundamental.

Formação e competências – Como tornar-se um Application Manager?

De forma geral, os Application Managers bem-sucedidos terão uma formação académica sólida em assuntos relacionados, como a tecnologia da informação, ciências da computação, design web ou sistemas de informação. A experiência em funções semelhantes a UX Designer, UI Designer, Programador de Sistemas e Especialista em Implementação de Projetos pode também ser vantajosa para os candidatos. O conhecimento e a experiência demonstráveis de design de sistemas, bases de dados e metodologias de gestão de projetos são também relevantes. 

Embora a função do Application Manager seja diferente de uma empresa para outra, existem vários conjuntos de competências que provavelmente se sobrepõem. Como resultado disto, é relativamente fácil transferir conhecimento e experiência de um setor para outro. No entanto, provavelmente será necessária uma compreensão completa do software de gestão de bases de dados, independentemente do setor.

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de Application Manager?

Aqueles que são bem-sucedidos nesta função geralmente tornam-se Application Managers Líderes ou Sénior. Mais acima na escala, podem haver oportunidades de trabalhar como Diretor de Informática, Diretor de Sistemas, Diretor de Comunicações ou Gestor de Projeto Sénior e, potencialmente, qualquer função que inclua a gestão de tempo e o desenvolvimento de melhores práticas bem-sucedidas.

Remuneração e salário – Quanto ganha um Application Manager?

O papel do Application Manager é extremamente importante e, como tal, esta responsabilidade reflete-se nos salários e em benefícios. 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais