Homem sorridente usando laptop em escritório.

Uma posição altamente importante dentro de todas as empresas, o CTO será o responsável geral pelas redes, sistemas, hardware, software e pelas operações de computação na nuvem da organização. Este é um papel interessante que atrai profissionais  com excelentes competências de gestão de pessoas, uma mentalidade organizada e uma forte compreensão de todos os elementos tecnológicas.  

Responsabilidades – O que faz um CTO?

As diversas funções que um CTO deve assumir incluem:  

  • Gestão geral das operações técnicas, incluindo a gestão de uma equipa diversificada de profissionais das Tecnologias da Informação com competências  
  • Esforçar-se para alcançar várias metas comerciais importantes e reportar o progresso das mesmas a outros diretores  
  • Gerir medidas eficazes para minimizar os riscos à segurança  
  • Aumentar os níveis de satisfação do utilizador final, melhorando constantemente as aplicações de maior importância  
  • Contactar os chefes de departamento, utilizadores do sistema e outras partes interessadas para garantir a máxima eficácia das operações informáticas  
  • Organizar atualizações, migrações e substituições de utilitários de hardware e software  
  • Garantir que a empresa tem uma política de recuperação de desastres adequada e planos de contingência adequados  

Características necessárias para um CTO bem-sucedido  

Como costuma ocorrer numa função tão superior, são necessárias várias qualidades para se tornar um CTO de sucesso. A principal delas será a compreensão das aplicações técnicas que estão disponíveis agora, bem comodaquelas que serão desenvolvidas no futuro. Será vantajoso possuir uma mentalidade que combine um pensamento analítico e metódico, sendo essencial a capacidade de concentração nas pequenas coisas sem descurar a matriz geral da empresa.  

Os candidatos efetivos também deverão ter competências de comunicação extremamente boas, seja ouvindo as preocupações dos membros da equipa ou passando informações técnicas para outros diretores. Por vezes, haverá a necessidade de compilar relatórios, pelo que deve possuir competências quer verbais quer escritas. Os Diretores de Informática trabalham ocasionalmente sob enorme pressão, sendo, portanto, definitivamente um ponto positivo manter a calma.  

Serão necessárias competências de liderança altamente desenvolvidas e a capacidade de saber o que de melhor se pode obter das pessoas. Obviamente, os Diretores de Informática são responsáveis pelo orçamento geral do seu departamento. Neste sentido existirá grande ênfase nas competências financeiras, incluindo a previsão.  

Formação e competências – Como tornar-se um CTO?  

Na maior parte dos casos, os potenciais empregadores procurarão candidatos que possuam uma licenciatura ou mestrado em tecnologias da informação, ciência da computação, engenharia da computação ou gestão empresarial. A experiência de trabalho com sistemas informáticos relevantes também pode ser obrigatória, dependendo da função específica.  

Embora um CTO não precise necessariamente de ser fluente em linguagens informáticas, ajudará bastante ter uma boa compreensão dos pontos fortes e fracos de cada uma delas. As equipas de recrutamento também poderão estar à procura de candidatos que tenham obtido competências ou certificações em alguma forma de gestão dentro do ambiente empresarial.  

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de CTO?  

Existem várias funções que podem levar um profissional ao cargo de CTO. Estas incluem Software Engineer, Software Developer, IT Manager, Assistant IT Director, Cybersecurity Engineer e Web Developer. Mais tarde na carreira, poderão aparecer oportunidades para trabalhar como Chief Executive Officer, Director of Operations ou Managing Director.  

Remuneração e salário – Quanto ganha um CTO?  

Os salários e conjuntos de benefícios para os CTOs são compatíveis com cargos semelhantes aos de Diretor noutros setores. 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais