A dependência cada vez maior do mundo empresarial relativamente aos sistemas informáticos levou a um aumento na procura de Network Administrators com competências e experiência. Estas pessoas desenvolvem, mantêm e melhoram as redes informáticas que as empresas precisam para operar com sucesso. É uma função altamente técnica, mas também pode ser gratificante.

Responsabilidades – O que faz um Network Administrator?

As várias responsabilidades de um Network Administrator incluem:

● Instalação e manutenção de LANs, WANs, segmentos de rede e operações de Internet e Intranet

● A instalação e manutenção de várias aplicações, incluindo hardware e software

● Monitorizar a eficiência da rede e manter medidas de segurança eficazes

● Alterar o desempenho dos sistemas de rede sempre e quando for necessário

● Supervisionar possíveis atualizações, migrações e reparações para melhorar os recursos do sistema

● Trabalhar com uma variedade de dispositivos, incluindo servidores, computadores desktop e portáteis, routers, impressoras, telemóveis e tablets

Características necessárias para um Network Administrator bem-sucedido

Os melhores Network Administrators podem resolver até mesmo os problemas mais técnicos e lidar com uma infinidade de possíveis questões diariamente. O Network Administrator é muitas vezes o primeiro ponto de contacto quando algo corre mal. Portanto, saber reagir de uma forma calma e despreocupada será visto como um grande ponto a favor para qualquer candidato.

É necessário um elevado nível de competências interpessoais, em parte porque às vezes será necessário explicar questões complexas a membros não técnicos da equipa. A paciência e a compreensão serão uma vantagem neste género de situações, assim como o entendimento sobre as interrupções de rede que podem ter um grande impacto no ambiente do local de trabalho.

Esta é uma função que se adapta às pessoas que se sentem confortáveis quer a trabalhar sozinhas quer num ambiente de equipa. É necessário possuir um grande sentido para os detalhes, assim como a capacidade de manter o foco enquanto os outros estão a lutar para o fazer. Os Network Administrators precisam de saber a melhor forma de resolver um problema rapidamente sem comprometer o desempenho geral.

Formação e competências – Como tornar-se um Network Administrator?

Será muitas vezes um requisito imprescindível para os empregadores possuir um elevado padrão de educação formal, especialmente com um título universitário em disciplinas tais como a ciência da computação, engenharia, tecnologias da informação ou gestão empresarial. A certificação em áreas como solução de problemas de rede, análise de sistemas, cibersegurança e linguagens informáticas também ajudará o candidato.

Existem diversas ferramentas de desenvolvimento de rede no mercado, sendo que o candidato selecionado terá que demonstrar bons conhecimentos em pelo menos algumas delas. Estas ferramentas incluem o Wireshark, Traceroute, Putty, Supervision, Metrology, Nmap, SolarWinds, IP Scanners e Netmiko. A certificação por parte de vários fornecedores certificados também ajudará na evolução da carreira profissional.

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de Network Administrator?

Aqueles que assumem a função de Network Administrator geralmente fazem-no após terem trabalhado como IT Assistant, Front-End Developer, Back-End Developer ou Full Stack Developer. Numa fase posterior, poderão aparecer oportunidades para se tornar IT Manager, Director IT, Network Architect, IT Project Manager ou Chief Information Officer.

Remuneração e salário – Quanto ganha um Network Administrator?

Os Network Administrators trabalham numa função de alto nível, sendo que os salários e os conjuntos de benefícios estão alinhados com essa situação

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais