Homem com fone de ouvido trabalha em escritório de suporte ao cliente.

O Departamento de Informática de qualquer grande empresa está sempre envolvido em várias atividades importantes, que muitas vezes ultrapassam as fronteiras departamentais tradicionais, sendo que quem supervisiona todas elas será um Service Manager. Este profissional de grande importância terá uma função ligada a todas as áreas da empresa, com destaque particular em aplicações de hardware e software, redes de computadores e vários sistemas e processos.

Responsabilidades – O que faz um Service Manager?

Existe uma série de responsabilidades sob a alçada de um Service Manager, incluindo:

● Fomentar relações mutuamente gratificantes com clientes, fornecedores, equipa de suporte e colaboradores de segurança

Apresentar soluções inovadoras que irão melhorar os serviços ao cliente sem impactar negativamente na empresa

Definir metas e objetivos para a equipa de Informática e monitorizar o desempenho em relação aos mesmos

Trabalhar em colaboração estreita com fornecedores externos de tecnologia, software e serviços de segurança

● Gerir uma equipa de especialistas em TI, incluindo o recrutamento, desenvolvimento eformação

Identificar a necessidade de atualizações, migrações e upgrades

Características necessárias para um gestor de serviço bem-sucedido

Os Service Managers tendem a ser especialistas altamente experientes que são capazes de manter uma atenção extremamente próxima aos detalhes. Terão uma compreensão completa do hardware, aplicações de software, processos de negócios e de que forma afetam o ambiente de negócios, aliado a um conhecimento sólido dos princípios de rede e de computação na nuvem.

Contudo, para desenvolveresta função, é necessário possuir competências que vão além dos conhecimentos técnicos. Os Service Managers bem-sucedidos serão líderes inspiradores e dinâmicos, capazes de reunir os talentos de um grupo de pessoas muitas vezes diferentes, para criar uma força poderosa para a mudança e melhoria. Será uma grande vantagem para qualquer candidato possuir formação em gestão de recursos humanos.

É também fundamental que os Service Managers sejam bons comunicadores. Precisarão de transmitir a sua mensagem à equipa, é claro, e também terão que saber a melhor forma de relatar à Gestão de Topo o funcionamento diário do seu departamento. Ser insistente na precisão, aliando esta competência a uma mente analítica ajudará a percorrer um longo caminho nesta função.

Formação e competências – Como tornar-se um Service Manager?

Os potenciais empregadores estarão à procura de candidatos com uma formação académica sólida, de preferência com licenciatura. As áreas mais relevantes incluem ciência da computação, matemática avançada, programação informática e tecnologias da informação. Numa candidatura também serão úteis exemplos passíveis de comprovar o pensamento crítico, a comunicação interpessoal, a gestão de projetos e a liderança de equipa

A competência em várias aplicações de gestão de sistemas informáticos também será um potencial ponto a favor. Estes incluem SolarWinds, N-able Suite, ManageEngine ServiceDesk Plus, Alloy Navigator e ServiceNow. Bons conhecimentos em linguagens informáticas também podem ser vistos como vantajosos em algumas funções.

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de Service Manager?

O desenvolvimento de carreira no setor das Tecnologias da Informação é altamente impressionante, sendo que existem muitos caminhos potenciais que um IT Service Manager pode seguir. Estes incluem as possibilidades oferecidas por funções como Lead Service Manager, Head of Service Management, CTO, Head of Cybersecurity e muito mais.

Remuneração e salário – Quanto ganha um Service Manager?

O IT Service Manager é uma função importante e prestigiosae os conjuntos salariais do mercado atual refletem esta situação.

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