Sendo uma função complexa e muitas vezes exigente, o Software Architect assume a responsabilidade de projetar e executar soluções de software de acordo com os briefings específicos da empresa ou do cliente. É uma posição que muitas vezes combina as disciplinas necessárias em todas as etapas do desenvolvimento e implementação do software. Exige conhecimentos especializados do ciclo de vida das aplicações de software.

Responsabilidades – O que faz um Software Architect?

Existem várias responsabilidades principais para o Software Architect, incluindo:

Identificar soluções de software que beneficiarão o utilizador final

Assumir a responsabilidade de projetos de desenvolvimento de software e comunicar o progresso à Gestão de Topo

Desenvolver talentos dentro da equipa de software e estabelecer uma cultura de melhoria contínua

Fornecer Suporte Informático para as partes interessadas e registar todas as etapas do desenvolvimento de software

● Verificar e testar o código do projeto e realizar trabalhos corretivos em possíveis erros

Trabalhar com ferramentas e tecnologias adequadas para a melhoria de sistemas e processos

● Permanecer dentro das limitações de orçamento e tempo enquanto alcança os resultados desejados

Características necessárias para um Software Architect bem-sucedido

Não existe um perfil de Software Architect mediano. Neste sentido, os candidatos terão que mostrar a sua determinação de serem os melhores no seu campo. Este é um papel que se adapta a pessoas com um talento criativo, ao mesmo tempo analítico, com a capacidade de trabalhar bem sob pressão, especialmente quando os níveis de stress começam a aumentar e existe uma grande exigência por parte das diversas partes interessadas.

Em vários momentos, o Software Architect precisará de trabalhar em conjunto com colegas e utilizadores finais de outras áreas da empres;, ou seja, são essenciais competências de comunicação de alta qualidade. Também devem ter a capacidade de realizar apresentações e demonstrar resultados aos membros da Gestão de Topo, alguns dos quais não serão tão avançados tecnicamente quanto o Software Architect.

Convém referir que os Software Architects bem-sucedidos são capazes de analisar problemas e sugerir soluções rapidamente, para minimizar as interrupções nos negócios. Também terão fortes competências de liderança, que serão úteis para liderar equipas de especialistas tecnicamente inteligentes.

Formação e competências – Como tornar-se um Software Architect?

Esta é uma função altamente complexa, sendo que o candidato selecionado precisará de demonstrar uma compreensão clara das ferramentas especializadas concebidas para ajudar os Software Architects que operam em todos os setores. Estas ferramentas incluem o Enterprise Architect, Lucidchart, Visual Paradigm, Mermaid, Graphviz e Microsoft Visio.

Os candidatos efetivos para o papel de Software Architect deverão possuir um diploma universitário, geralmente em disciplinas como a ciência da computação, engenharia de software, tecnologias da informação ou sistemas informáticos. Existem algumas certificações específicas que também podem ajudar nas candidaturas de emprego, incluindo as de SOA Architect e IT Architect.

Evolução do cargo – Qual é o próximo passo depois do Software Architect?

São várias as funções que podem levar uma pessoa a assumir o cargo de Software Architect, incluindo Developer, Senior Developer, Technical Lead, Associate Architect e Junior Software Architect. Numa etapa posterior, a carreira poderá levar àa função de Technical Manager, Senior Developer, IT Architecture Manager, CTO ou Technical Director.

Remuneração e salário – Quanto ganha um Software Architect?

O Software Architect justamente visto como tendo um papel importante no mundo empresarial, razão pela qual os podeesperar salários e conjuntos de benefícios extremamente apelativos.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais