Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
A Segurança da Informação (InfoSec) tornou-se um aspeto cada vez mais importante no complexo mundo das empresas de hoje em dia e aqueles que se especializam nesta área são alvo de uma grande procura. Esta é uma função que está sob grande escrutínio nos últimos tempos devido ao aumento das atividades criminosas virtuais e à consequente ameaça que estas podem representar para organizações comerciais no mundo inteiro.
Os InfoSec Specialists terão várias responsabilidades principais, incluindo:
Esta é uma função altamente complexa e necessariamente colaborativa e, como tal, dirige-se a pessoas com formação técnica e analítica que também possuam excelentes competências de comunicação. Também haverá momentos em que as informações mais críticas precisarão de ser transmitidas a colegas não técnicos. Portanto, é essencial possuir qualidades de paciência e de compreensão. Como convém a uma posição tão importante e sensível, os profissionais devem possuir altos níveis de integridade. Devem ter não só competências nos avanços tecnológicos mais recentes, como também bons conhecimentos relativamente às aplicações que estão atualmente a chegar ao mercado e a forma como as mesmas podem afetar a segurança futura das empresas. Será uma grande vantagem possuir conhecimentos que permitam antecipar qualquer ação por parte de criminosos virtuais. Os InfoSec Specialists de sucesso serão acessíveis a outras pessoas, sendo capazes de reagir de forma pró-ativa a partir do feedback. Possuir uma mente analítica será de grande ajuda, assim como ser propenso à resolução de problemas. Quanto mais sénior for o cargo, maior será a necessidade de possuir excelentes qualidades em termos de gestão de pessoas e liderança de equipa.
Os candidatos efetivos para esta posição têm por norma formação numa matéria relacionada com a computação, cibersegurança ou a engenharia. Frequentemente ser-lhes-á exigida uma certificação de segurança importante aquando da candidatura à função, sendo que deverão apresentar uma boa compreensão sobre vários aspetos relacionados com estruturas de segurança. Embora os requisitos específicos para as vagas em aberto sejam diferentes de uma organização para outra, os Information Security Officers deverão geralmente ter um conhecimento profundo de firewalls, software antivírus, testes de penetração, encriptação de dados e muito mais. A experiência com ferramentas como o Nmap, Kali Linux, Nessus e Whitehat hacking também será vista como vantajosa.
Aqueles que entram nesta área fazem-no geralmente após desempenharem funções nas áreas de web design, análise de sistemas e desenvolvimento de software. À medida que progridem nas suas carreiras, poderão aparecer oportunidades para trabalharem como Information Security Managers, Cybersecurity Analysts, Security Investigators, Information Security Directors, Senior Network Administrators e Diretores de Informática.
Esta é uma função muito importante em qualquer tipo de empresas, razão pela qual o conjunto de salários e benefícios consequentes irá provavelmente refletir esta importância.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.