Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
A maior parte do trabalho realizado por um Back-End Developer não é por norma visto pelos utilizadores de computador, mas é uma engrenagem extremamente importante na roda de qualquer empresa comercial. Em termos simples, um Back-End Developer conceberá, alterará, reparará e manterá aplicações de software, sistemas de informação e muito mais, garantindo uma utilização suave e sem stress para os colegas, clientes e outros utilizadores finais.
As funções que estão sob a responsabilidade de um Back-End Developer podem incluir:
Os Back-End Developers bem-sucedidos podem vir de uma variedade de origens. Contudo por norma têm em comum algumas características pessoais. Estas incluem uma forte inclinação para os detalhes, a capacidade multitarefa e uma propensão para serem organizados. Também tendem a ter boas competências de gestão de tempo e um elevado talento para a resolução de problemas sob pressão.
Geralmente, um Back-End Developer já possui experiência na função ou terá trabalhado noutros aspetos do desenvolvimento de aplicações móveis, web e na nuvem. Normalmente, esta função faz parte de uma equipa com outros especialistas, podendo estar alinhada diretamente com um ou mais Front-End Developers.
É importante que os Back-End Developers possuam uma linguagem de programação de compreensão significativa, estruturas de sistemas e ambientes de hosting. A conformidade de segurança também é importante, especialmente em matéria de cibersegurança. Possui rum bom conhecimento do setor da indústria em que o empregador está inserido será uma mais-valia.
Espera-se que os candidatos efetivos neste setor possuam uma boa compreensão de pelo menos uma das linguagens comuns de programação de Back-End; PHP, Python, Ruby, Java, Net, JavaScript, Golang ou Rust, conhecimento de bases de dados como MySQL, Postgress, MongoDB, Redis e Neo4j, compreensão de versão de código (GIT) e construção de pipelines CI/CD. O conhecimento prático de HTML, JavaScript e CSS também é importante, embora menos do que numa função de Front-End Developer. Existe uma grande procura no mercado de trabalho de candidatos com uma boa experiência de trabalho em todos estes programas.
A maior parte dos Back-End Developers provavelmente possui uma formação académica sólida, potencialmente com uma licenciatura em áreas como ciência da computação, matemática avançada, desenvolvimento de sites ou programação de computadores. Em alguns casos, espera-se também que um candidato demonstre fluidez numa linguagem informática.
Algumas pessoas progridem na sua carreira de Back-End trabalhando como Front-End Developers ou Programadores. Depois de se estabelecerem, geralmente podem tornar-se Senior Developers ou Lead Developers, bem como Diretores de TI. Os níveis mais avançados nesta função geralmente envolvem uma maior dependência da gestão de equipa.
Os Back-End Developers juniores são bem pagos, sendo que os salários tornam-se proporcionalmente mais elevados, em cada nível de avanço.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.