Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
O papel de um Cloud Engineer é variado e interessante, dado que terá um grande impacto na utilização bem-sucedida de várias operações informáticas. Os Cloud Engineers supervisionam o tratamento de processos existentes baseados na nuvem, bem como a migração de outros. A procura por especialistas com competências e experientes tem sido alta há algum tempo.
São várias as responsabilidades sob a alçada de um Cloud Engineer, incluindo:
Os Cloud Engineers de sucesso precisarão obviamente de possuir competências elevadas a nível tecnológico, e muitos terão um conhecimento mais vasto que não se restringe apenas aos princípios da computação na nuvem. São consideradas grandes vantagens o facto de possuir bons conhecimentos em matéria de segurança na web, recursos de informática, aplicações de software e conhecimento do mercado em que a empresa atua. Um bom Cloud Engineer será capaz de se comunicar bem com outras pessoas, incluindo aquelas com menor vocação técnica. Grande parte do trabalho assenta em reportar os desenvolvimentos à Gestão de Topo, assim como a negociação com fornecedores e outras partes interessadas. Convém referir que mesmo os melhores nesta área consideram sempre que estão em aprendizagem constante. Haverá momentos em que um Cloud Engineer trabalha sozinho e outras vezes como parte de uma equipa. A capacidade de manter a calma sob pressão será imprescindível, pois várias áreas do negócio recorrerão ao especialista para que possa fornecer soluções de forma célere e decisiva. Os Cloud Engineers talentosos costumam ser obstinados e focados, e altamente competentes em resolverem mesmo os problemas mais complexos.
Existem várias afiliações reconhecidas que podem ajudar ao se candidatar a uma função de Cloud Engineer. Estas incluem empresas como a Amazon Web Services, IBM, Microsoft Azure e a Google Cloud. Ter um conhecimento prático de trabalho de alguns dos seguintes programas: Linux, Python, Java, Golang, Rust, Linux, Networking, Server Management, Docker e Kubernetes (K8s) pode ser útilao criar aplicações para estas funções. As competências académicas formais podem ser importantes em candidaturas a vagas de Cloud Engineer. Muitas vezes é requisito imprescindível ua licenciatura, de preferência em disciplinas relacionadas com a engenharia da computação, sistemas de informações de gestão, ciência da computação, tecnologia da informação ou engenharia. Também são consideradas vantajosas outras competências em qualquer matéria relacionada especificamente com a nuvem.
São várias as funções que o podem levar a tornar-se um Cloud Engineer, incluindo Cloud Architect, Cloud Software Engineer, Cloud Security Engineer e também Front-End e Back-End Developer. Os Cloud Engineers Sénior terão mais responsabilidade do que os de nível médio e geralmente possuem um foco maior na partilha de melhores práticas, recuperação de desastres, continuidade de negócios e conformidade.
Como acontece num função com tanta procura, quer os salários quer os conjuntos de benefícios para os Cloud Engineers experientes são muito elevados.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.