Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
Empresas em todos os setores empregam Engenheiros de Sistemas. Estas pessoas altamente qualificadas desenvolvem, instalam, operam e monitorizam sistemas com base nas necessidades do consumidor, ajudando a empresa a aperfeiçoar as experiências do cliente e a aumentar os fluxos de receita. Este é um papel interdisciplinar que oferece uma grande variedade de opoturnidades aos profissionais.
Existem muitas responsabilidades para um Engenheiro de Sistemas, incluindo:
● Avaliação dos sistemas atuais e identificação de potenciais melhorias no que concerne ao aumento de eficiência e de eficácia
● Instalação, configuração, melhoria e monitorização de novos sistemas e as implicações que a sua utilização tem no negócio
● Coordenação dos departamentos afetados e outras partes interessadas, incluindo a potencial necessidade de formação
● Identificação de problemas potenciais para utilizadores e implementadores
● Colaboração com membros da equipa, utilizadores finais, clientes, fornecedores e partes interessadas, com foco na melhoria contínua
● Integração de novos sistemas em infraestruturas existentes, salientando vantagens e minimizando interrupções
● Comunicação dos níveis de desempenho à Gestão de Topo, geralmente através de apresentações ou de relatórios
Os melhores Engenheiros de Sistemas tendem a ser adaptáveis e podem ter desempenho nos mais altos níveis ao trabalharem até mesmo nas operações mais complexas. Serão hábeis na resolução de problemas, terão confiança nas suas próprias competências e ficarão encantados com os desafios que surgirem. Será sempre uma grande vantagem identificar problemas e corrigi-los rapidamente.
Será determinante ser um bom comunicador, especialmente ao passar informações altamente técnicas a pessoas não técnicas. Também é necessário ser bom trabalhador em equipa e entender o valor da contribuição daqueles que analisam os problemas desde um ângulo ligeiramente diferente. Estes podem incluir engenheiros de software, administradores de sistemas, Diretores de Informática e engenheiros de rede.
As competências formais são muitas vezes um pré-requisito ao na candidatura a vagas de Engenheiro de Sistemas. Preferencialmente devem estar em disciplinas relevantes, como desenvolvimento de software, engenharia de sistemas, gestão de projetos, análise de sistemas e afins. Existem várias especializações neste campo, incluindo biossistemas, logística, software e transporte.
A experiência em qualquer um dos vários campos relevantes ajudará nas aplicações. As perspetivas também podem ser aperfeiçoadas se o candidato tiver certificações como Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE), Red Hat, Citrix, Cisco Certified Network Professional (CCNP) e Oracle Java.
Espera-se uma compreensão completa das ferramentas relevantes. Estas ferramentas podem incluir Teamcenter, MagicDraw, Enterprise Architect, Rational Rhapsody for Systems Engineers and Innoslate. Os Engenheiros de Sistemas trabalham numa ampla variedade de setores da indústria. Portanto, poderão existir aplicações específicas do setor que precisam de ser pesquisadas e compreendidas.
Esta função é rápida, altamente qualificada e suscetível de grandes mudanças. A carreira de um Engenheiro de Sistemas começa geralmente com engenharia geral e desenvolvimento de software, sendo que normalmente muitos começam a sua carreira com um estágio. As funções posteriores para aqueles que possuem as competências e a experiência podem incluir Senior Systems Engineer, Lead Development Engineers e Head of IT.
Em todas as empresas, o papel do Engenheiro de Sistemas é muito importante e, como tal, as recompensas financeiras podem ser excelentes. Fatores como experiência, conhecimento e valor específico da pessoa para o negócio irão influenciar a remuneração final.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.