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Algumas pessoas são naturalmente predispostas à liderança, mas mesmo os melhores podem sempre aprender novas competências.
De forma a compreendermos melhor como a nossa liderança é vista, é positivo adquirir perspetivas diferentes, por exemplo ao perguntar o ponto de vista dos colaboradores através de um email, uma reunião ou questionário. É importante compreender o que realmente pensam sobre nós. É necessário sermos cuidadosos visto que nem todos os profissionais se sentem confortáveis a partilhar os seus pontos de vista, acreditando que alguma informação poderá ser utilizada incorretamente contra os mesmos e tornam-se defensivos.
Por isso, é importante construir uma relação aberta e honesta num contexto onde as pessoas não têm dificuldade em confrontarem-se. É importante mostrar-se disponível, de forma a que a equipa consiga conhecê-lo.
Muitas vezes os líderes isolam-se no seu escritório para desenvolverem novas ideias, táticas e estratégias. Isso pode significar estar ocupado na maior parte do tempo, o que é compreensível dadas as responsabilidades que as funções de liderança acarretam. Uma forma de melhorar o seu estilo de liderança, em acréscimo a criar canais de comunicação, é apoiar os jovens profissionais com um aspeto particularmente complicado para eles ou, por exemplo, dar apoio às linhas da frente quando estão com dificuldades. Estes pequenos detalhes têm um grande impacto. As pessoas vão lembrar-se de que ofereceu ajuda apesar do seu horário ocupado. Será visto como parte da equipa e como alguém que trabalha para um objetivo comum.
“Saber ouvir” é importante para melhorar as suas competências de liderança. As pessoas querem ser ouvidas. Alguns pequenos problemas ou preocupações podem ser aparentemente grandes problemas para outros. Ao ouvir os seus colaboradores e ouvir-se a si próprio (muito importante!) conseguirá criar mais empatia e interesse. Todos os líderes conseguem “ouvir”, mas apenas os melhores sabem como fazê-lo. Por exemplo, Stanley Mc Chrystal, antigo comandante da US Resident and International Forces no Afeganistão afirma que após décadas no exército e em posições de liderança, as competências mais importantes que aprendeu são saber ouvir e abordar a possibilidade de fracassar.
As pessoas observam os seus líderes constantemente e por uma boa razão. Temos como exemplo Take Howard Schultz, o homem que fundou o Starbucks. Schultz tem uma origem muito humilde e foi premiado com uma bolsa que o ajudou a criar a empresa de café mais bem sucedida no setor. Muitos têm Schultz como exemplo pela sua perseverança e tenacidade implacável. Isto significa que as pessoas muitas vezes esperam que os líderes tenham as soluções para os seus problemas. Não é algo negativo, é bom fazer questões e procurar as suas respostas, mas há um momento em que um líder tem de deixar a sua equipa ser mais independente. Se der sempre as soluções, os seus colaboradores não terão a capacidade de pensar por si e pode dar origem a problemas maiores.
Ser um líder é entusiasmante. Estas sugestões são úteis para saber o que e como melhorar. Por vezes, o que tem de fazer é ouvir aqueles que nos estão a projetar para o futuro. E como pode aprender com outros líderes sem emails, chamadas ou reuniões? Fácil! O YouTube e Talks TED têm todo um conjunto discussões interessantes sobre temas como gestão de equipas, desafios, obstáculos e muito mais. Se precisa de alguma inspiração ou tem alguns minutos disponíveis antes de uma reunião, tente ver estas discussões de liderança brilhantes.
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