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Uma boa comunicação é importante para alcançar (e melhorar) a produtividade, e para manter relações profissionais fortes a todos os níveis da empresa.
Os colaboradores e managers que investem tempo e energia com uma linha de comunicação clara têm uma maior facilidade em construir uma relação de confiança com os seus colegas, o que leva a um aumento da produtividade e da motivação da empresa em geral. Uma má comunicação no local de trabalho pode levar à desmotivação dos colaboradores, que podem começar a questionar as suas capacidades – e, inevitavelmente, a empresa.
Sendo uma empresa com mais de 40 anos de experiência na área do recrutamento, reconhecemos o valor da boa comunicação. Neste contexto, explicamos como as empresas podem melhorar a sua comunicação interna:
Os Managers necessitam de transmitir objetivos claros e atingíveis, tanto para a equipa como para os indivíduos, salientando o que é necessário para qualquer projeto e garantindo que todos estão a par dos objetivos do mesmo – incluindo a empresa como um todo.
Assegure-se que a sua mensagem é clara para a sua audiência. Para tal, é importante falar de uma forma simples e educada – passar a mensagem com clareza sem que seja confuso ou ofensivo e esclarecendo os detalhes necessários.
Uma mensagem bem trabalhada necessita de um destinatário e método de entrega bem definidos. A melhor forma de gerar confiança junto dos colaboradores é transmitir as mensagens de forma pessoal: contudo, esta nem sempre é uma opção, especialmente se tem de comunicar a mensagem a toda a empresa. Perceba se um documento impresso irá funcionar melhor do que um email, ou se uma notificação geral irá alcançar a sua audiência.
As linhas de comunicação devem estar sempre abertas. Procure e encoraje a criação de relatórios de progresso para facultar as atualizações dos projetos em que as equipas estão envolvidas. É algo essencial quando lida com colaboradores à distância, que têm maiores necessidades de se sentirem envolvidos com a empresa.
A comunicação é um processo de duas vias – e nenhum indivíduo ou empresa irá sobreviver sem ouvir e encorajar o diálogo. Ouvir indica respeito e que, enquanto manager, tomará conhecimento de quaisquer problemas que necessitam de ser resolvidos. O diálogo permite que os seus colaboradores se sintam ligados, confiantes e que as suas opiniões são respeitadas – algo essencial numa equipa.
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