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Quando os managers de RH avaliam potenciais colaboradores, consideram não só as qualificações profissionais, mas também as suas soft skills e analisar a sua inteligência emocional. As soft skills aumentam a versatilidade de um candidato e são aplicáveis a um extenso leque de setores.
Ao trabalhar estas soft skills tornar-se-á mais atrativo para potenciais chefias, independentemente do setor em que pretende trabalhar, visto que irá utilizá-las como fator diferenciador de forma transversal.
A capacidade de trabalhar em equipa é indispensável como parte das suas soft skills. Trabalhar em equipa valoriza a eficiência de toda a equipa e aumenta a capacidade que a mesma tem em trabalhar em conjunto para resolver problemas.
De facto, esta é uma das principais soft skills que as chefias procuram nos seus futuros colaboradores.
Sabe como planear as suas atividades de forma a otimizar o seu tempo?
Mesmo que seja uma das soft skills que continua a aprender e a melhorar, a capacidade de organizar as atividades e o calendário da sua equipa irá aumentar a probabilidade de ter uma oferta de emprego.
Se consegue compreender e estabelecer prioridades, significa que irá realizar sempre a tarefa mais importante para a equipa na empresa.
Ter a capacidade de se expressar e ouvir os outros é uma das competências transversais ou soft skills essenciais tanto numa empresa como na relação com clientes.
Trabalhar nas suas competências de comunicação dar-lhe-á uma vantagem competitiva durante o processo de candidatura.
Outra soft skill apreciada é a capacidade se afirmar no local de trabalho, especialmente se tiver uma função de management ou liderança. As suas ideais ou soluções serão ouvidas se souber como expressar-se de uma forma amigável, mas também assertiva.
Isto, em conjunto com a capacidade de ter responsabilidade pelas suas ideias e aceitar os resultados, irá ajudá-lo a encontrar um emprego e progredir na sua carreira.
Outra das soft skill mais importante é a capacidade de pensar analiticamente. Ter um ponto de vista objetivo ajuda-o a resolver problemas e a descartar métodos ineficientes.
Investir nesta qualidade irá torná-lo mais atrativo para as chefias e, se estiver numa função de management, a sua equipa irá apreciar a sua capacidade de avaliar uma situação de forma imparcial.
Num mundo em que os objetivos de uma empresa mudam e evoluem rapidamente e as responsabilidades dos colaboradores mudam de acordo, não pode estagnar na sua função.
Se pretende continuar a ser um colaborador imprescindível para a empresa necessita de alargar as suas qualificações e competências.
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