soft skills

Quando os managers de RH avaliam potenciais colaboradores, consideram não só as qualificações profissionais, mas também as suas soft skills e analisar a sua inteligência emocional. As soft skills aumentam a versatilidade de um candidato e são aplicáveis a um extenso leque de setores. 

Alguns exemplos de soft skills

  • Competências de comunicação
  • Empatia
  • Ser amigável
  • Capacidade de colaboração 
  • Competências sociais
  • Capacidade de influenciar e tomar decisões corporativas 
  • Competências de Liderança

Ao trabalhar estas soft skills tornar-se-á mais atrativo para potenciais chefias, independentemente do setor em que pretende trabalhar, visto que irá utilizá-las como fator diferenciador de forma transversal. 

Trabalhar em equipa é uma das soft skills mais requisitadas 

A capacidade de trabalhar em equipa é indispensável como parte das suas soft skills. Trabalhar em equipa valoriza a eficiência de toda a equipa e aumenta a capacidade que a mesma tem em trabalhar em conjunto  para resolver problemas.

De facto, esta é uma das principais soft skills que as chefias procuram nos seus futuros colaboradores. 

Seja organizado

Sabe como planear as suas atividades de forma a otimizar o seu tempo?  

Mesmo que seja uma das soft skills que continua a aprender e a melhorar, a capacidade de organizar as atividades e o calendário da sua equipa irá aumentar a probabilidade de ter uma oferta de emprego

Dê espaço às prioridades

Se consegue compreender e estabelecer prioridades, significa que irá realizar sempre a tarefa mais importante para a equipa na empresa.  

Comunicação é uma das soft skills fundamentais

  • Consegue partilhar os seus pensamentos com colegas de uma forma clara e compreensiva?
  • Tem empatia pelos seus managers e colegas? 
  • Consegue interpretar linguagem corporal

Ter a capacidade de se expressar e ouvir os outros é uma das competências transversais ou soft skills essenciais tanto numa empresa como na relação com clientes. 

Nunca deixe de investir nesta soft skill 

Trabalhar nas suas competências de comunicação dar-lhe-á uma vantagem competitiva durante o processo de candidatura.

Expresse a sua opinião

Outra soft skill apreciada é a capacidade se afirmar no local de trabalho, especialmente se tiver uma função de management ou liderança. As suas ideais ou soluções serão ouvidas se souber como expressar-se de uma forma amigável, mas também assertiva. 

Isto, em conjunto com a capacidade de ter responsabilidade pelas suas ideias e aceitar os resultados, irá ajudá-lo a encontrar um emprego e progredir na sua carreira. 

Pensamento analítico

Outra das soft skill mais importante é a capacidade de pensar analiticamente. Ter um ponto de vista objetivo ajuda-o a resolver problemas e a descartar métodos ineficientes. 

Investir nesta qualidade irá torná-lo mais atrativo para as chefias e, se estiver numa função de management, a sua equipa irá apreciar a sua capacidade de avaliar uma situação de forma imparcial. 

Manter-se competitivo no mercado através do desenvolvimento constante das suas soft skills 

Num mundo em que os objetivos de uma empresa mudam e evoluem rapidamente e as responsabilidades dos colaboradores mudam de acordo, não pode estagnar na sua função.  

Se pretende continuar a ser um colaborador imprescindível para a empresa necessita de alargar as suas qualificações e competências.

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