Mulher sorrindo de braços cruzados.

As entrevistas telefónicas tornaram-se um método cada vez mais utilizado para selecionar candidatos antes da seleção final, especialmente quando o tempo e a distância são um problema. Nesta fase que vivemos, para garantira a segurança e saúde de todos, são de facto um dos maiores aliados dos processos de recrutamento.

Se for entrevistado para uma função através do telefone, é importante que deixe uma primeira impressão positiva. Apresentamos 10 erros que os candidatos cometem durante uma entrevista telefónica.

1. Não estar preparado

Garanta que sabe quem é que o vai entrevistar e o tempo de duração da entrevista. Uma pequena pesquisa sobre a empresa irá garantir uma melhor entrevista. 

2. Não estar adequado à ocasião

Levante-se durante a entrevista e vista-se bem; poderá sentir-se e soar mais confiante e animado.

3. Não ser claro

Pode estar acostumado a falar com os seus amigos ao telefone, mas uma entrevista de emprego é completamente diferente. As suas respostas devem  ser claras, concisas e sucintas e deve de estar sempre percetível.

4. Não ter confiança

Ao começar uma entrevista, deve sempre ter a mentalidade de que é a pessoa certa para a função, por isso venda-se como tal.  

5. Não garantir a qualidade da chamada

É importante estar num espaço calmo e certificar-se de que tem bateria suficiente no telemóvel, para evitar distrações ou quebras no telefonema.

6. Não ouvir o entrevistador

Pode ser difícil perceber ligeiras alterações ao telefone, por isso deve estar mais atento ao que lhe estão a perguntar e tentar decifrar e retribuir o temperamento do entrevistador. 

7. Não saber quando parar de falar

Lembre-se, se divaga durante demasiado tempo, o entrevistador será facilmente distraído por outros fatores, por isso tente dar respostas inferiores a um minuto.  

8. Não ter notas

As entrevistas telefónicas dão-lhe a oportunidade única de ter o seu CV, descrição da função, pesquisa da empresa e notas pessoais à sua frente. Por isso, utilize estes suportes.

9. Não preparar as suas respostas

Em qualquer entrevista, é provável que tenha de responder a questões complicadas  como “fale-me sobre si” e “o que acha que pode trazer para a empresa”, por isso prepare as suas respostas antecipadamente.

10. Não perguntar qual é o próximo passo

Muitos candidatos terminam a entrevista telefónica sem saber a sua posição. Deve despedir-se, manifestando o seu interesse na função e perguntando qual é o próximo passo.

 

Se pretende consultar mais dos nossos conselhos de gestão de carreira, clique aqui

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.