Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
A tecnologia tem vindo a alterar significativamente a forma como vivemos as nossas vidas. Através de um “clique” podemos encomendar comida, um táxi e até marcar um encontro. Tudo se tornou infinitamente mais fácil de fazer na era da tecnologia, mas isto também significa que vivemos num mundo de constante conectividade.
É maravilhoso que possamos conversar em tempo real através do FaceTime com alguém que se encontra noutro país, mas será que o facto de estarmos sempre online nos está a ajudar ou prejudicar?
Atingir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um tópico do qual todos falamos nos dias de hoje, mas apesar de estas duas realidades viverem separadamente, a verdade é que quando entramos no escritório de manhã a nossa vida pessoal não para, reiniciando apenas quando acabamos de trabalhar ao fim do dia. No entanto, é desta forma que a maioria de nós pensa. Isto fez com que trabalhássemos cada vez mais, negligenciando e dando cada vez menos prioridade ao nosso bem-estar.
Enquanto o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é algo que tenha uma solução igual para toda a gente, uma vez que há pessoas que precisam de mais flexibilidade enquanto outras preferem um regime mais rígido, é importante encontrar um equilíbrio necessário e útil. Deixamos 5 conselhos que o poderão ajudar a atingir um ponto de equilíbrio.
É importante que, à medida que tenta mudar a sua situação no trabalho, faça o seguinte exercício: pergunte a si mesmo se está a ser produtivo ao máximo (e tenha em consideração: estar no escritório até às 20h não é sinónimo de produtividade). Será que está feliz com a sua performance? E o seu chefe? Será que podem ser implementadas algumas mudanças para melhorar a sua situação? Conforme vai avaliando a sua realidade e vai adquirindo uma visão alargada, dê um passo atrás e veja o que realmente pode ser feito para melhorar a sua situação laboral. A maioria de nós não está ciente quanto à falta de equilíbrio. Cada um tem o poder de decidir qual o equilíbrio certo para si. Assim que terminar este exercício, veja então em conjunto com o seu chefe como poderão fazer as respetivas alterações.
Assim que tiver entendido que mudanças efetuar, tiver conversado com o seu chefe e chegado a um ponto de entendimento relativo às necessidades de cada um, terá de respeitar esse equilíbrio. Caso decidam que sair todos os dias 18h é do que necessita para se sentir mais realizado, cumpra essa decisão. Ao fazer isto todos os dias, irá criar um hábito e não se sentirá tentado a ficar até mais tarde. Os emails podem esperar até de manhã, nada é sempre tão urgente como as pessoas gostam de transparecer e em última estância estará a fazer isto por si. Não será fácil mudar, caso esteja habituado a sair sempre às 19h/20h, no entanto as rotinas podem ser quebradas e alteradas. Preserve-se.
A maioria das pessoas está assoberbada com trabalho porque se esquecem de gerir o seu tempo de forma adequada. Somos muito rápidos a preencher a nossa “to-do list” com coisas como “enviar um email ao João” ou “começar briefing de apresentação à equipa”. No entanto, quando chega a altura de fazer determinadas coisas, como exercício ou preocupar-nos com o nosso bem-estar, a maioria não o faz, não o colocando sequer nesta lista. Se quer realmente gerir o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal aprenda a dar prioridade e gerir o tempo para que possa dedicar-se mais ao trabalho e a si mesmo. Dica: pare de ser multitask! Foque-se numa tarefa de cada vez, faça-o da melhor forma possível e só então passe para a tarefa seguinte.
Por inúmeras vezes, damos por nós afogados em trabalho e quando um colega ou o nosso chefe nos pede alguma coisa, sentimo-nos na obrigação de dizer que sim. Os únicos culpados de dizer que sim somos nós próprios, quando na realidade queríamos dizer que não. Quer seja pelo simples desejo de agradar, por medo de magoar alguém, obrigação ou até mesmo por questões de poder, dizer que sim pode levar-nos a ficar assoberbados e ter mais tarefas em mão do que aquelas com que podemos de facto lidar na realidade. Aprender a dizer não sem nos sentirmos mal é uma simples tarefa que o beneficiará infinitamente. Uma boa forma de contornar a situação é simplesmente dizer que não, dando uma breve explicação do porquê e, se necessário, propor outra solução. Steve Jobs disse “foquem-se em dizer não”, desta forma, se querem focar-se, aprenda a dizer “não”.
Enquanto a gestão do seu tempo e aprender a dizer não o ajudarão a gerir a sua vida no trabalho, é ainda importante, num mundo no qual passamos a maior parte das nossas vidas a trabalhar, que percebamos quais as nossas verdadeiras paixões e que façamos tudo por elas. Por isso, se gosta de fazer escalada ou cantar no karaoke, assegure-se de que reserva tempo suficiente na sua vida para se desconectar inteiramente do seu trabalho e focar-se em si e naquilo que realmente gosta, quando não está a redigir emails ou em reuniões. No entanto, as paixões não devem ser apenas algo que tenhamos fora do trabalho. Sentirmo-nos apaixonados pelas pequenas coisas que fazemos no escritório também é uma forma de atingir este equilíbrio. Não precisa de gostar de todos os aspetos do seu trabalho, mas encontrar elementos que goste realmente de fazer irá ajudar. Quando damos um pouco de amor a nós próprios, tudo se torna mais leve.
Caso ainda esteja com dificuldades em atingir este equilíbrio depois de experimentar estes conselhos, talvez esteja na hora de considerar mudar de funções – pesquise ainda hoje as ofertas que a Michael Page tem disponíveis neste website
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.