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O seu emprego está a tomar conta da sua vida pessoal? Os seus amigos esqueceram-se de si?
Muitas pessoas chegam ao escritório mais cedo do que o necessário e saem muitas horas depois de todos se terem ido embora. E como se isso não fosse suficientemente mau, muitos colaboradores dedicados também passam horas a trabalhar em casa ao serão e aos fins de semana, reduzindo seriamente o tempo que têm para estar com a família e os amigos ou para relaxar e recuperar as forças.
Os aspetos mais comuns desequilíbrio entre vida pessoal e profissional incluem:
Essencialmente, tudo se resume a uma melhor gestão do tempo, pelo que lhe indicamos cinco sugestões para melhorar o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Os transportes públicos são uma boa oportunidade para responder a emails, de forma a ter algum trabalho adiantado assim que chegar ao escritório. Em alternativa, utilize este tempo para pôr a leitura em dia: algum tempo de ócio antes e depois do trabalho pode ajudar a sua mente a libertar-se do stress do escritório e ajudá-lo a descontrair no fim do dia.
Se vive suficientemente perto do seu local de trabalho caminhe, corra ou ande de bicicleta entre a sua casa e o local trabalho. Fazer exercício e ter uma alimentação saudável aumenta a sua energia e vigilância, para que possa estar mais eficiente durante o dia.
Conduzir para o trabalho é ligeiramente mais complicado, pois terá de se concentrar no trânsito. Se gosta de ler, invista em alguns livros de áudio e aproveite ao máximo o tempo de viagem. Se conseguir partilhar o automóvel, poderá não poupar tempo, mas pelo menos poupa no custo da gasolina.
Embora nem sempre possa cumprir o calendário desejado no trabalho (os telefonemas e/ou as reuniões que excedem o tempo são motivos comuns para adiar outras tarefas), o facto de estabelecer para si próprio alguns prazos diários e semanais pode ajudá-lo a ser mais produtivo e a sair a horas todos os dias. Utilize o seu telefone, o email ou o calendário para definir lembretes; uma organização cuidadosa pode poupar-lhe horas desperdiçadas.
Calendarizar as reuniões de trabalho é uma norma diária que o ajudará a manter-se focado durante o atarefado horário. O mesmo pode aplicar-se à sua vida em casa. Se estruturar os seus compromissos sociais, é mais provável que consiga mantê-los. Na próxima vez que encontrar um amigo para tomar café, em vez de dizer “temos de voltar a encontrar-nos em breve”, marque uma data e hora na agenda.
Aproveitar ao máximo o seu fim de semana também pode ser complicado se não tiver planos, pois poderá dar por si na manhã de segunda-feira no escritório a pensar “para onde foi o fim de semana?” É importante descansar bastante, mas esta é a sua oportunidade para se dedicar às coisas que adora fazer fora do trabalho. Tente planear três coisas para fazer ao fim de semana durante as próximas três semanas; não têm de ser em fins de semana separados, pode fazer as três num só fim de semana! No fim das três semanas, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional será mais evidente.
Tente também conciliar atividades: aproveite para correr ou ir ao ginásio com amigos, mantendo a sua vida social enquanto pratica exercício.
A ida semanal às compras ocupa toda a sua tarde de domingo? Reserve os fins de semana para coisas divertidas e comece a fazer compras online durante a pausa para almoço um dia por semana. Muitos websites de supermercados permitem-lhe guardar uma lista de favoritos para que não tenha de pesquisar através de páginas a fio para encontrar o que pretende e muitos têm uma aplicação para utilizar no tablet ou telemóvel. Melhor ainda, a entrega pode ser marcada para uma altura que seja conveniente para si.
No trabalho, fale com o seu supervisor sobre a sua carga de trabalho atual. Poderá haver outras pessoas na sua equipa ou ao nível do departamento que gostariam de ter responsabilidades adicionais, com as quais pode partilhar tarefas. Mantenha o seu supervisor informado de tudo aquilo em que está a trabalhar para que ele esteja sempre ao corrente de todo o trabalho que tem em mãos.
As nossas sugestões poderão parecer senso comum, mas organizarmo-nos pode ser intimidante e muitas pessoas tendem a adiá-lo. Experimente-as durante dois meses e veja se compensa.
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