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A retenção de colaboradores é importante para qualquer negócio, mas muitas organizações – mesmo aquelas com de renome que atraem talentos com facilidade – falham na estratégia de motivação do talento
Apontamos 6 razões pelas quais grandes empresas podem falhar na motivação e retenção dos seus melhores profissionais.
Numa grande organização pode ser fácil tratar os colaboradores como uma unidade e não como indivíduos. Os Recursos Humanos podem, por vezes, ter pouca disponibilidade e os trabalhadores acabam por ter pouca interação presencial com este departamento ou até mesmo com os seus próprios managers. Durante o trabalho quotidiano pode parecer que os profissionais estão completamente motivados – quando na verdade existem frustrações. Disponibilizar tempo para receber feedback individual dos colaboradores e ouvir cada uma das suas sugestões e preocupações é muito importante para a sua satisfação.
A burocracia das grandes empresas pode levar os colaboradores a procurar novas oportunidades. Estes poderão compreender o motivo para existirem determinados procedimentos mas podem sentir-se descontentes caso os processos de tomada de decisão sejam demasiado complexos e demorados.
É importante ter o apoio dos melhores talentos antes de estabelecer protocolos importantes.
O salário é sem dúvida um factor da máxima importância mas não é a única recompensa procurada. A maioria dos colaboradores valoriza uma oportunidade genuína de progressão de carreira e de desenvolvimento contínuo. A falha em oferecer um claro percurso de carreira na empresa pode rapidamente levar ao desinteresse.
Os conflitos podem por vezes passar despercebidos ou não ser resolvidos em grandes empresas, simplesmente porque os líderes não tomaram conhecimento deles. Falamos de, por exemplo, um conflito entre colegas, ou uma má relação entre um manager e um membro da equipa. Um conflito ou um ambiente desagradável pode levar à falta de motivação.
Um “exame de saúde” regular a toda a equipa de trabalho é uma ótima forma de manter sob vigilância qualquer problema que possa surgir e lidar prontamente com a situação.
Facilitar feedback anónimo/questionários de satisfação de todos os colaboradores pode ser uma mais-valia para o controlo do ambiente.
Este parece ser um ponto óbvio, mas é muito fácil que seja negligenciado. Os profissionais precisam de se sentir motivados e apaixonados pelo negócio e de ter uma visão clara sobre o futuro da organização. Se a empresa não promove nem comunica corretamente os objetivos do negócio, os colaboradores podem perder a direção. Uma má comunicação dos objetivos da empresa pode levar os colaboradores a procurar novas oportunidades.
Deve haver uma boa liderança a todos os níveis. A falta de uma gestão forte e consistente é uma das razões que mais levam os profissionais a procurar novos desafios. Como anteriormente descrito, incentivar abertamente o feedback honesto é uma boa forma de detetar qualquer ponto de insatisfação em toda a empresa – podendo revelar uma má gestão numa determinada área. As empresas devem assegurar que tem líderes exemplares, integradores, com boas capacidades de comunicação e que procurem a formação e evolução contínuas.
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