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Com os profissionais do setor tecnológico – especialmente os especialistas competentes – em constante e elevada procura, enfrenta uma luta constante para preservar o seu melhor talento. Para reter os profissionais de topo, terá de tornar a sua oferta mais apelativa do que qualquer outra. Apresentamos cinco estratégias que pode utilizar para manter os seus colaboradores de TI felizes, motivados e produtivos.
Os bons profissionais de IT irão certamente receber muitas ofertas aliciantes; por isso, o primeiro passo na retenção do seu talento do setor tecnológico consiste em analisar frequentemente os valores de mercado oferecidos. É essencial que comunique às partes interessadas internas a vital importância de, pelo menos, coincidir com – se não exceder – o valor atual oferecido pelo mercado e obter a alocação de orçamento em conformidade.
Ser proativo em termos de aumentos salariais que coincidam com os valores de mercado constitui uma forma de mostrar aos colaboradores que valoriza genuinamente a sua contribuição – e o respetivo bem-estar. A aplicação de aumentos salariais regulares também ajuda a demover os colaboradores de procurar essa informação por si mesmos – e de serem desviados por outras oportunidades que existam.
Com Silicon Valley a definir o padrão de excelência para o emprego no setor tecnológico, poderá ser sensato olhar para a cultura de startups e tentar replicar alguns aspetos daquilo que torna as torna tão atrativas. Os especialistas do setor tecnológico prosperam num ambiente de desafios e novas experiências.
Por exemplo, a Google oferece os famosos "20%" do tempo – ou seja, tempo para inovar e trabalhar em projetos de interesse pessoal – o que levou a alguns dos seus produtos emblemáticos, como o Gmail, o Google Maps e o Adsense. Outras empresas oferecem simplesmente almoços gratuitos como uma forma de manter os colaboradores saudáveis e bem alimentados.
A maior parte das empresas é, evidentemente, diferente das startups, mas pode ter a capacidade de selecionar ideias que irão funcionar para si. Muitas vezes, pode alcançar este tipo de envolvimento através da oferta de trabalho interessante e diversificado que utiliza novas tecnologias e plataformas e permite a contínua aprendizagem profissional no trabalho.
Qual é o melhor plano? Se perguntar à sua equipa o que a interessa e motiva, contará com boas ideias para manter os colaboradores tecnológicos empenhados e motivados.
Se o orçamento ainda for difícil de conseguir, pode haver uma oportunidade de o compensar com benefícios como opções de trabalho flexível, mais dias de férias, sair mais cedo à sexta-feira durante o verão ou almoços de equipa regulares. Tendo em conta que um especialista do setor tecnológico pode trabalhar melhor sem ser interrompido em casa, ou mesmo à noite, um horário de trabalho flexível pode também constituir uma forma de tirar o máximo partido da sua equipa. Alguns estudos sugeriram já que 36% das pessoas escolheriam o trabalho remoto em relação a um aumento salarial, por exemplo. 37% aceitariam mesmo uma redução do salário em 10% se, como alternativa, pudessem trabalhar a partir de casa. E como sabemos, a obrigou a uma grande aceleração da adaptação por parte da esmagadora maioria das empresas e sectores à realidade do home office.
A melhor forma de conceber um pacote de benefícios será conversar com todos os indivíduos da sua equipa e negociar o que é melhor para os mesmos. Os pais de crianças pequenas podem valorizar as opções de trabalho flexível; enquanto os colaboradores mais jovens podem tender mais para uma licença de grande duração. O aspeto essencial a este nível é ser flexível para manter os seus melhores membros da equipa felizes.
Estas conversas são absolutamente indispensáveis, uma vez que serão específicas e adaptadas a cada colaborador. No entanto, a investigação elaborada para o Australian Workplace Relations Study constatou, que relativamente a série de fatores, os colaboradores tendem a ficar menos satisfeitos com os seus pacotes salariais do que qualquer outra coisa. Só ao falar regularmente com os seus trabalhadores é que obtém uma indicação precisa dos respetivos níveis de satisfação individuais.
A formação e a melhoria de competências constituem uma parte extremamente importante da carreira de um profissional do setor tecnológico. À medida que as novas tecnologias surgem, a formação é necessária para se manter a par dos desenvolvimentos. A formação pode ser executada através de programas de desenvolvimento profissional interno, workshops externos ou de ensino formal complementar – mestrados, licenciaturas e cursos de certificação.
A formação é um investimento tanto na capacidade da sua equipa como na taxa de retenção dos seus colaboradores, por isso, deve ser uma parte importante da complicada elaboração orçamental – e não uma consideração a posteriori. Os colaboradores de TI normalmente gostam de aprender novas competências, e a oportunidade de obter qualificações que melhorem o CV como CCNA, MCP, PRINCE2 ou Certified ScrumMaster é valorizada pelos profissionais, pela empresa e pelos seus clientes.
Para evitar que os colaboradores do setor tecnológico fiquem insatisfeitos ou impacientes com o seu emprego, vale a pena, no momento da avaliação anual, perguntar o que cada profissional procura na sua carreira – quer seja uma oportunidade de experimentar coisas novas, de ser transferido para outra localização, ou uma nova função e/ou responsabilidades.
Se um membro talentoso da equipa expressar interesse em passar da tecnologia pura para a arquitetura, ou para uma função de gestão, por exemplo, uma das melhores coisas que pode fazer enquanto gestor é ajudá-lo a traçar essa mudança na sua organização. É uma forma fundamental de mostrar que tem os seus interesses de carreira em vista e que a sua empresa pode ajudá-lo a atingir os respetivos objetivos de carreira, e irá ajudá-lo a ganhar a lealdade e a confiança enquanto empregador.