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Se existe um setor que foi impulsionado pela recente crise da Covid, foi o setor de TI. A crise acelerou a digitalização das empresas de uma forma que ninguém poderia ter antecipado. Um processo que normalmente demoraria cinco anos, foi agora efetuado num ano.
Um exemplo é o trabalho remoto: mesmo as empresas mais conservadoras estão agora a trabalhar remotamente porque não têm outra opção. O mesmo se aplica à presença online das empresas.
Por isso, não é de estranhar que a necessidade de profissionais de TI talentosos esteja a aumentar ainda mais rapidamente do que antes da crise. Estas são as competências mais importantes de que irá precisar na sua equipa de TI, se pretender manter-se a par da concorrência:
Uma das tendências mais importantes no setor de TI nos últimos anos tem sido a fusão de diferentes funções numa única posição. O exemplo mais conhecido consiste no surgimento da denominada DevOps, uma função que combina o desenvolvimento de software, as operações e a garantia de qualidade. Além disso, as funções como arquiteto de soluções, analista de negócios e responsável pelos testes de software, que costumavam ser funções claramente definidas e separadas, estão agora a fundir-se numa única posição.
À medida que as empresas deslocaram as suas operações para o online e o trabalho remoto se tornou o novo normal, a necessidade de segurança da informação aumentou. Esta é um fator de risco empresarial essencial, seja para organizações de grandes dimensões ou PME, o que se traduz numa procura elevada de talento nesta área. Há, por exemplo, uma elevada procura de Chief Information Officers. Os três pilares de segurança da utilização, do fluxo e do armazenamento de segurança requerem um conjunto de competências especializado para lidar com as crescentes ameaças de invasões externas.
Uma das infrações de segurança mais comuns no local de trabalho é a retenção de dados durante substancialmente mais tempo do que o necessário, apesar de as empresas se arriscarem a uma multa elevada. Os clientes querem uma melhor proteção dos seus dados pessoais. Por isso, o conhecimento especializado da proteção de dados e a necessidade de o talento de topo possuir uma consciência de privacidade comercial estão agora a tornar-se um requisito em várias funções tecnológicas.
A SAP é um dos maiores desenvolvedores de software da Europa, cujos programas são utilizados em quase todos os setores, quer seja o setor de logística, das telecomunicações, automóvel, bancário ou de retalho.
Apesar de o Java já existir há muito tempo, continua a ser uma das linguagens de programação mais importantes, o que mostra que 40% dos programadores em todo o mundo codificam em Java.
A procura de profissionais qualificados com competências de computação em nuvem irá continuar a aumentar. Pense, por exemplo, em especialistas em migração para a nuvem e implementação de nuvem em ambientes multinuvem, especialistas em segurança da nuvem e programadores da nuvem.
Os grandes volumes de dados continuam a difundir-se em todos os setores, ajudando a definir e inspirar estratégias transversalmente. Desde dados geológicos complexos a sistemas de IA de aprendizagem profunda, é necessário um conjunto mais sofisticado de competências em termos de dados para as empresas que procuram ocupar as suas funções.
Dependendo do setor em que a sua empresa opera, existe uma procura de todas as competências relacionadas com a IA; encontrando-se a aprendizagem automática, a ciência de dados e a extração de dados entre as competências mais procuradas. No entanto, a IA ainda não arrancou em todos os setores.
Um dos setores em que está a expandir-se é o setor industrial, uma vez que a IA constitui o impulsionador da indústria 4.0. Pense, por exemplo, num refrigerante à base de óleo que pode detetar se as peças da máquina precisam de ser substituídas antes de quebrarem. Outro setor em que a IA está em ascensão é o setor de serviços, em que os chatbots estão a assumir áreas da função de apoio ao cliente, respondendo a perguntas frequentes.