Um interim manager pode ser uma grande mais-valia para a sua empresa. Desde satisfazer uma necessidade urgente a ajudar numa fase de transição do seu negócio, este perfil de colaborador pode ser exatamente o tipo de profissional que necessita na sua equipa.

Se não está seguro que a contratação em regime de interim management é a escolha certa, apresentamos algumas questões que pode fazer a si mesmo de forma a avaliar a situação. 

Necessita de um profissional urgentemente?

Se o seu negócio está a passar por grandes alterações ou se alguém essencial para a empresa saiu, é provável que não tenha muito tempo para agir. Nestas situações, recorrer ao interim management pode ser extremamente vantajoso.

Um interim manager pode encontrar-se disponível numa questão de dias. Por norma, os projetos duram alguns meses e, caso a avaliação por parte do profissional e da empresa seja positiva, e surja a oportunidade, o contrato pode evoluir para um estatuto permanente.

Tem um problema específico?

Caso tenha uma necessidade de especialização específica, um interim manager é provavelmente a melhor solução. Estes profissionais são especializados nas suas áreas e têm a capacidade de gerir os seus desafios.

Um interim manager desenvolverá um plano para o seu negócio e  irá executá-lo de forma a garantir que tem os efeitos pretendidos, apresentando soluções com um custo eficiente. O interim management permite-lhe contratar um profissional com grande experiência num curto espaço de tempo, contribuindo para que o seu negócio ultrapasse fases complicadas, que podem ser causadas por um projeto, um pico sazonal, uma ausência ou falta de determinadas competências na equipa.

Necessita de uma opinião imparcial?

O principal objetivo dos trabalhadores temporários e dos interim managers é que a sua empresa trabalhe se uma forma mais eficiente, por isso irão dar sempre prioridade ao melhor interesse da mesma. Sendo contratações temporárias, não são afetados pelas políticas do escritório nem estão sob a influência da cultura da empresa, conseguindo trazer ideias novas. Foram contratados para desempenhar apenas a sua função e melhorar a eficiência da empresa.

Tem um headcount limitado?

Muitas vezes os headcounts estipulados não estão adequados às necessidades da empresa. Especialmente se estiver numa fase de transição, pode não ter flexibilidade para contratar um novo manager para os quadros da empresa, para uma equipa que necessite de liderança e orientação.

Um interim manager poderá ajudá-lo a atingir os seus objetivos locais sem ultrapassar os limites de headcount definidos a nível central pela empresa.

Pretende evitar alaridos?

Sempre que se dá uma alteração organizacional, surge nervosismo. Se contratar alguém a tempo inteiro, especialmente após uma fase de transição, este nervosismo pode ser mais notório. A incerteza de uma nova figura de liderança pode, em alguns caso, ser um pouco intimidante.

No entanto, um interim manager estará na empresa apenas durante um determinado período de tempo. Assim, é menos provável que cause uma reação negativa entre os colaboradores. Estará mais abertos a estas estratégias e sugestões temporárias, assegurando que causa um impacto positivo durante a sua presença.

Em casos de atrito entre um membro da sua equipa e o interim manager, não arrisca a perda de um colaborador como resultado. Ele estará dispostoa  pôr esses atritos de parte até que o interim manager termine o seu contrato.

Um interim manager pode ser verdadeiramente uma mais valia para o seu negócio, pelo que a procura por estes especialistas irá certamente aumentar. Não perca o profissional ideal para a sua empresa!

Se pretende mais informações sobre o mercado de trabalho atual, contacte um dos nossos consultores especializados.

Publicado a 14/04/2021

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.