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A digitalização e as mudanças contínuas no mundo do trabalho demonstram diariamente como as hard skills não são suficientes se não forem acompanhadas pelas soft skills.
As soft skills são o conjunto de competências pessoais e comportamentais de cada pessoa. A capacidade de trabalhar em equipa, empatia e capacidade de resolução de problemas são resultantes da educação, experiência e ambiente em que cada um cresceu e foi educado.
São habitualmente apresentadas em contraste com as hard skills que se referem a competências técnicas que podem ser aprendidas através de cursos ou formações. Deste ponto de vista, as technical skills no campo da tecnologia são das mais procuradas devido à necessidade de trabalhar diariamente com ferramentas digitais e tecnológicas.
Apenas ao combinar estes dois tipos de competências é possível não só otimizar a produtividade, mas também trabalhar com rentabilidade numa equipa.
O trabalho em equipa duplica a satisfação e partilha esforços. São muitas as empresas que favorecem a criação de projetos de grupo dentro dos quais cada membro pode dar a sua própria contribuição.
De forma a alcançar os resultados partilhados pela equipa, todos devem:
Num contexto de trabalho em constante mudança, a capacidade de trabalhar em equipa é uma competência transversal, habitualmente necessária para colaboradores e líderes.
Por parte dos colaboradores não só é requisitada flexibilidade, mas também cooperação e empatia de forma a estabelecer uma boa relação com os seus colegas e superiores. A capacidade de apresentar problemas de uma forma transparente e clara é uma competência que pode ser considerada particularmente interessante na realização de um projeto em conjunto.
Da perspetiva de um manager, as soft skills que podem ser consideradas mais úteis são uma mentalidade aberta, confiança nas próprias competências, capacidade de delegar e pensamento crítico. Um líder de equipa pode motivar os membros do seu grupo, aproveitando as características emocionais e de trabalho de cada pessoa.
É adequado fazer uma reflexão separada relativamente à inteligência emocional: trata-se da capacidade de ter empatia e deixar todos os membros da equipa confortáveis para partilhar ideias. É essencial que todos os colaboradores trabalhem no desenvolvimento da sua inteligência emocional, cultivem as relações como os seus colegas de equipa e partilhem momentos de team building.
Trabalhar numa equipa traz benefícios concretos de uma perspetiva relacional e de produtividade. De facto, as figuras de management, através das soft skills, ouvem todos os membros da equipa e conseguem tomar a decisão final certa enquanto mantêm uma orientação cuidadosa e demonstram a sua colaboração.
Em particular, os benefícios de trabalhar numa equipa são:
Concluindo, deve ser enfatizado que as competências transversais pode marcar a diferença dentro do grupo de trabalho. A capacidade de resolução de problemas e empatia são, particularmente, ferramentas importantes que lhe permitem apoiar a equipa até os objetivos em comum serem atingidos.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.