Recentemente, houve um aumento significativo de envio de mensagens fraudulentas, de remetentes a fazerem-se passar por organizações. Enquanto empresa de recrutamento, o PageGroup desenvolve todos os esforços para identificar e reportar mensagens fraudulentas, protegendo os nossos candidatos e clientes contra qualquer ação ilegítima em nosso nome. 

É do conhecimento da Michael Page Portugal que se verificou recentemente o envio de SMS para vários contactos, em nome da nossa empresa, com um recrutador não identificado, uma oportunidade de emprego e pedido de contacto através da plataforma WhatsApp – sendo que a Michael Page não desenvolve a sua atividade profissional por estas vias. 

Estas mensagens estão a ser enviadas a destinatários que podem ou não ser clientes da Michael Page e salientamos que as nossas bases de dados não sofreram qualquer ataque nem houve acesso a informação confidencial. Segundo as nossas equipas de ciber segurança, os dados de contacto são conseguidos através de cookies ou acesso a informação registada em websites públicos. 

Um exemplo de como pode ser um golpe (neste caso via Telegram)

Um exemplo de como pode ser um golpe

Pedimos que, caso receba uma mensagem semelhante, não dê seguimento às instruções da mesma, reportando o caso para qualitycare@page.com 

Sinais de advertência ao ser contatado 

Apresentamos uma lista de sinais de alerta que podem indicar uma mensagem fraudulenta: 

Se um suposto consultor do PageGroup lhe pede para: 

  • Fornecer detalhes financeiros pessoais; 
  • Pagar uma taxa para ser apresentado como candidato a uma função 

Se o perfil do suposto consultor de recrutamento tem: 

  • Ausência de atividade, informações ou detalhes de contato no seu perfil 
  • Uma imagem de perfil suspeito 
  • Falta de ortografia e/ou erros gramaticais 
  • Comunicações de qualquer tipo que garantam emprego