Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
A proteção de dados é uma questão extremamente importante no mundo empresarial moderno, especialmente em empresas que lidam, processam e armazenam informações confidenciais. Os empregadores procurarão os seus Diretores de Proteção de Dados (DPO) para fornecerem conformidade rígida com toda a legislação de relevo e supervisionar a utilização correta de dados dentro da empresa diariamente.
Existem uma série de responsabilidades importantes que estão ao abrigo desta função, que incluem:
Os Data Protection Officers (DPO) de sucesso devem possuir várias competências pessoais, incluindo a capacidade de se comunicar efetivamente com os membros da equipa, bem como com aqueles em cargos de Gestão de Topo. Outra qualidade importante será a capacidade de mostrar uma compreensão profunda da legislação atual de proteção de dados e também estar a par das legislações futuras.
Aqueles que trabalham para grandes empresas internacionais devem conhecer as práticas requisitos legais globais. As competências formais que podem ajudar numa candidatura incluem licenciatura numa área relevante, como é a da segurança da informação, comércio internacional ou ciência da computação. Ter formação como Data Protection Officer é um elemento que ajuda à candidatura.
Num nível mais pessoal, os Data Protection Officers (DPO) têm de ser discretos ao lidar com informações confidenciais e precisam de saber como gerir informações pessoais importantes de forma adequada. Será uma grande vantagem possuir uma abordagem analítica para o processamento de dados, assim como a capacidade de trabalhar com diligência e calma, mesmo quando houver muita pressão.
Os Data Protection Officers de sucesso devem ter fortes competências na área das tecnologias da informação, aliadas a um conhecimento sólido da infraestrutura informática da organização. O desenvolvimento e a aquisição de novas tecnologias podem e irão alterar os parâmetros desta função, de modo que a pessoa terá que ser adaptável à mudança. Em empresas maiores, podem existir vários DPOs, cada um com o seu próprio conjunto de competências especializadas.
É obrigatório um conhecimento prático e completo dos regulamentos específicos, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados Europeu (GDPR). Existem várias aplicações de software relevantes para esta função, incluindo a SolarWinds, Wired Relations, LogicGate e privIQ. Possuir experiência com qualquer uma ou todas estas plataformas pode ser altamente proveitoso para um candidato.
Experiências anteriores em vários setores podem ajudar a tornar-se um DPO. Incluem a governação da informação, segurança da informação, tratamento de dados, implementação de políticas de privacidade, formação de segurança, recursos humanos, cibersegurança e muito mais. Os DPOs experientes podem almejar funções de maior responsabilidade numa área semelhante após um período de tempo apropriado.
Mesmo em categorias mais baixas dentro de uma organização, os Data Protection Officers (DPO) podem esperar salários mais do que razoáveis. Em níveis mais superiores, os DPOs desempenham um papel importante dentro das empresas, sendo que os seus salários irão refletir esta importância.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.