Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
Um Business Analyst recolherá e interpretará dados de várias fontes e utilizará esses dados para melhorar os sistemas e processos da empresa. Este âmbito pode envolver diversas responsabilidades, desde o refinamento das práticas comerciais atuais até à revisão completa das operações existentes. As recomendações efetuadas à Gestão de Topo podem fazer uma enorme diferença para o sucesso da empresa, sendo por isso que um Business Analyst eficaz será visto como uma pessoa importante dentro da estrutura organizacional.
As tarefas do Business Analyst incluem:
Em algumas organizações, a função de Business Analyst estará num departamento independente, muitas vezes a trabalhar juntamente com Analistas de Sistemas, enquanto em muitas outras ficará dentro da secção de TI.
Idealmente, os candidatos deverão possuir um título de graduação ou pós-graduação em áreas semelhantes à de informação comercial, ciência da computação, informática, desenvolvimento de sistemas ou gestão empresarial. Convém referir que algumas empresas estão dispostas a contratar pessoas menos qualificadas se mostrarem certos traços de personalidade e demonstrarem experiência de análises e analíticas.
As características necessárias para ser um Business Analyst bem-sucedido centram-se na capacidade de identificar problemas potenciais, agir sobre os mesmos e estabelecer contacto com outras pessoas ao longo do percurso profissional. Os candidatos ideais para esta função serão invariavelmente resolvedores eficazes de problemas, pessoas determinadas com uma abordagem metódica e um forte desejo de fazer a diferença. Também devem ser bons comunicadores, especialmente na discussão de questões com a Gestão de Topo.
Idealmente, os candidatos precisam de ser investigadores com competências e entenderão completamente o conceito de modelagem de dados, análise descritiva, diagnóstico e análise preditiva e prescritiva. Devem ter também uma forte consciencialização em termos de gestão empresarial e uma compreensão sobre as últimas tendências na forma como o comércio nacional e internacional opera.
Uma experiência relevante nesta área ajudará a encontrar oportunidades adequadas que abrirão caminhos interessantes na carreira. Várias funções semelhantes podem ajudar a tornar-se um Business Analyst, tais como Analista Empresarial, Business Architect, Analista Funcional e Business Systems Analyst.
Embora o conhecimento técnico profundo geralmente não seja necessário, é uma mais-valia a experiência com ferramentas de visualização de dados como o Tableau, Power BI e Google Data Studio, especialmente para a modelagem de dados de grandes conjuntos de dados. A aprendizagem de máquina também está a ser cada vez mais utilizada visando a previsão e mineração de dados. Para aqueles com uma abordagem mais prática, são frequentemente utilizadas a programação em Python e a visualização com ferramentas como a Jupyter Notebooks.
As competências específicas no setor podem ser um pré-requisito e estão disponíveis em vários órgãos certificados:
Como plano de carreira, o papel de Business Analyst pode ser extremamente gratificante. Muitos dos profissionais de sucesso nesta função terão começado como Business Analyst Júnior e progredido como Lead Business Analyst ao longo do seu percurso. No topo da carreira, as responsabilidades incluirão uma ênfase maior na planificação, muitas vezes com uma abordagem de 'quadro mais amplo' para os sistemas e processos do empregador. Isto pode levar a desempenhar funções de Gestão de Projetos Sénior e posições de C-suite.
Os conjuntos salariais para Business Analysts são proporcionais ao valor agregado do negócio, o que de forma geral se traduz num bom salário. O conjunto completo dependerá da experiência da pessoa e do âmbito da função geral.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.