Pessoa ajustando post-its em quadro branco com celular na mão.

Enquanto os Back-End Developers estão focados nos processos informáticos que o utilizador geralmente não vê, o Front-End Developer trabalhará exatamente no oposto. Quando utiliza um ecrã no seu trabalho para realizar várias funções, é provável que o Front-End Developer esteja envolvido na sua criação. Em muitos casos, utilizam as visões de um Web Designer e transformam-nas em realidade.  

Responsabilidades – O que faz um Front-End Developer?  

  São várias as responsabilidades que estão sob a alçada do Front-End Developer. Elas incluem:  

  • Supervisionar a estrutura e o design de páginas web e torná-las o mais user friendly possível para o utilizador  
  • Desenvolver aplicações que visam o utilizador e monitorizar a sua eficácia  
  • Trabalhar em conjunto com colegas e com outras partes interessadas para garantir a velocidade e a estabilidade da experiência do utilizador  
  • Compreender as necessidades da empresa e trabalhar com as equipas responsáveis para garantir a máxima eficácia das páginas web  
  • Trabalhar com os Back-End Developers para garantir que todas as páginas funcionam de acordo com as instruções previamente estipuladas  
  • Alterar o design e o conteúdo das páginas existentes visando o benefício de utilizadores, clientes e colegas  

Características necessárias para um Front-End Developer bem-sucedido  

Para ser um Front-End Developer de sucesso, é necessário ter uma forte inclinação para os detalhes, sendo também vantajoso possuir um caráter um tanto arrojado. Aqueles que são extremamente organizados e metódicos estarão bem preparados para lidar com as pressões que podem e que irão aumentar durante os períodos de maior pico de trabalho. Serão fundamentais competências de gestão de tempo, como também a capacidade de resolver o que os outros podem ver como problemas excessivamente complexos.  

No mercado de trabalho, os Front-End Developers tendem a possuir experiência prévia nesta função ou então experiência em áreas semelhantes, como por exemplo ao nível do desenvolvimento web, engenharia na nuvem e programação. Em algumas organizações, o papel de Front-End Developer combina com o de Back-End Developer.  

Os Front-End Developers precisam de ter um grande conhecimento sobre vários aspetos do trabalho, incluindo ambientes de hosting, estruturas de sistemas, gestão de base de dados e linguagens de programação. Esta é uma função que pode ser facilmente transferida de um setor  para outro, sempre que o profissional demonstre uma boa compreensão dos requisitos comerciais da empresa.  

Formação e competências – Como tornar-se um Front-End Developer?  

Existe uma série de aplicações tecnológicas que um Front-End Developer precisa de conhecer, incluindo HTML, CSS, bases de dados e trabalhar com Apis. Também é relevante e altamente vantajosa a experiência com uma ou mais estruturas populares de JavaScript FE, como a React, Vue ou Svelt. Este é, devido à sua própria natureza, um posto de trabalho altamente técnico, de modo que aqueles que tiverem sucesso também poderão acompanhar de perto os desenvolvimentos futuros nas áreas de software, interfaces de utilizador, hardware e computação na nuvem.  

Alguns Front-End Developers possuem diploma universitário numa área importante, geralmente em ciência da computação, desenvolvimento web, programação informática, tecnologias da informação ou matemática avançada. Os bootcamps também são uma forma cada vez mais popular de acesso à função de Front-End Developer.  

Evolução do cargo – Qual é o próximo passo depois do Front-End Developer?  

Entre as  funções anteriores que podem levar à função de Front-End Developer incluem-se Back-End Developer, Cloud Engineer e DevOps Engineer. Mais acima na hierarquia, podem aparecer oportunidades para se tornarem Senior Developers, Fullstack Developers ou Chief Technology Officers (CTO). Funções em cargos mais superiores significarão inevitavelmente mais trabalho em projetos mais amplos.  

Remuneração e salário – Quanto ganha um Front-End Developer?  

Os salários para esta função no nível júnior são relativamente bons, tornando-se excecionais à medida que se avança ao longo da carreira.  

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais