Mão tocando ícones de pessoas em fundo desfocado.

O LinkedIn é uma importante fonte de potenciais candidatos e um espaço privilegiado para as empresas publicarem oportunidades de emprego. Possuir um perfil profissional e bem pensado é essencial para candidatos à procura novos projetos ou que se queiram destacar perante os recrutadores.

Desenvolvemos um guia de cinco passos para criar um perfil de destaque no LinkedIn. Para ver o que deve incluir no seu perfil de Linkedin, clique nas imagens interativas abaixo.

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Fotografia

“Este é o primeiro impacto que o seu perfil terá em quem observe o seu perfil! Ter uma fotografia tirada por um profissional é recomendado mas também é possível sem este recurso.Escolha uma fotografia que o/a caracterize. É importante que esta reflita quem é, tornando mais fácil reconhecerem-no num primeiro contacto presencial. Utilize roupa e acessórios que usaria no seu dia-a-dia profissional. Não deve utilizar o LinkedIn como uma extensão do seu Facebook ou Twitter pessoal. Colocar uma fotografia informal no seu perfil de Linkedin não é o passo correto para encontrar um novo projeto profissional.”

Headline

“Defina quem é a sua audiência e transmita, em breves palavras, o que o torna único. Incluir a função que desenvolve e especialidade aumenta as suas hipóteses de ser incluído em pesquisas de potenciais recrutadores. Contudo, dê o seu toque pessoal.”

Experiência profissional

“Dou valor a experiências profissionais bem detalhadas, com um histórico claro da carreira em cada empresa, título da função e detalhes sobre as responsabilidades e resultados. Incluir a descrição da empresa, muitas vezes até apresentada no próprio Linkedin, é também uma mais-valia.”

Interaja!

“Identifique as pessoas certas para a sua rede, partilhe conteúdo e construa relações duradouras. Não sendo o passo mais fácil, será aquele que mais fruto traz a médio-longo prazo.Escolha quem são as pessoas que vão aportar valor à sua rede. Tipicamente, líderes do seu setor, clientes, colegas e recrutadores serão um bom primeiro passo. A partir daí, estabeleça o seu critério para a expansão da sua rede mantendo a máxima de Qualidade melhor que Quantidade. Partilhar conteúdo é das formas mais eficazes de se destacar na rede. Comece por comentar e partilhar com regularidade conteúdos/tópicos relevantes para si. Partilhe as suas próprias ideias sobre esses mesmos temas e veja a sua interação em rede a crescer. Assim, dará o mote a interação com os membros da sua rede e não só.”

Recomendações

“Desta forma os recrutadores podem ver que traz valor-acrescentado para as empresas e que trabalhar consigo é uma experiência positiva. As referências vão reforçar o alinhamento do seu perfil social com a sua proposta de valor. Por isso, solicite recomendações às suas conexões que valorizam o seu trabalho ou serviços, sendo colegas, clientes ou chefias um bom começo.”

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