Pessoa usando laptop em casa com uma xícara ao lado.

O trabalho remoto ou o trabalho híbrido costumavam ser acessíveis apenas para algumas pessoas, mas agora constituem o ambiente de trabalho que a grande maioria tem em mente. A "nova" ideia de uma função remota oferece muitas vantagens tanto para os colaboradores como para os empregadores. Estas vantagens incluem menores despesas gerais em relação ao espaço de escritório pago pela empresa e o maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, tão valorizado pelos colaboradores.

Estes são apenas alguns dos benefícios do trabalho flexível, remoto ou híbrido. Atualmente, a verdadeira questão é esta: no atual mercado laboral, como encontra e requer esta situação para si?

Apresentamos algumas ideias para o conseguir.

A procura

Tal como qualquer boa procura de emprego, deve começar pelo princípio, utilizando os seus fiáveis sites de anúncio de emprego. Neste caso, pode escrever quaisquer palavras-chave ou frases que se adequem àquilo de que está à procura em termos de carreira. Esta ação vai começar por lhe mostrar o que está disponível no momento.

A designação

Encontrou a sua função ideal que inclui a palavra-chave "remoto" na lista de empregos? Perfeito! Nesse caso, não restam dúvidas de que terá a modalidade de emprego que procura. Contudo, algumas empresas podem preferir não divulgar uma opção de trabalho desse tipo. Talvez a empresa esteja ainda a determinar a direção que irá tomar, ou talvez tenha funcionários a trabalhar no escritório e outros em casa e, por isso, não tem uma preferência designada para a função. É nestas situações que vai ter de fazer alguma investigação.

A descrição

Ao ler a descrição de função, pode procurar as mesmas palavras-chave que estava à espera de encontrar na designação. As palavras-chave como "remoto", "híbrido", "flexível" ou "horário flexível" constituem indicadores óbvios. Estas podem encontrar-se tanto na própria descrição de função como na secção de vantagens.

Também pode procurar informações relativamente a quaisquer tecnologias ou equipamentos fornecidos. Se as descrições enumerarem um computador portátil ou um dispositivo móvel, tal pode constituir a indicação positiva para um trabalho remoto.

Também pode explorar o site e o enquadramento da empresa. Apesar de o trabalho poder não mencionar qualquer tipo de horário híbrido, o website pode fazê-lo.

Colocar a questão

A forma mais simples de descobrir as opções de teletrabalho é colocar questões durante o processo de entrevista. Pode guardar esta questão para o fim da entrevista, quando lhe perguntam se ainda pretende saber mais alguma coisa. Certifique-se de que presta atenção ao longo da entrevista para poder fazer referência a qualquer parte da função que possa qualificar-se para uma opção remota.

Obter a oferta

Agora que encontrou o emprego, como o vai conseguir? Estas dicas vão ajudá-lo a mostrar que as suas habilidades não estão confinadas a uma secretária no escritório.

O seu currículo

Independentemente do emprego, se estiver à procura de uma função flexível ou remota, certifique-se de que o seu currículo reflete essa situação. Enumere "flexível" ou "passível de adaptação a qualquer ambiente" na sua secção de competências. Se já está/esteve num local de trabalho híbrido, então indique essa situação. As suas competências de gestão do tempo são sempre um aspeto positivo a salientar, mas ainda mais num ambiente remoto em que não está a trabalhar durante o dia num lugar físico com outras pessoas. Certifique-se de que está a incluir estas competências e experiências, se for caso disso.

Mencionar o seu sucesso

Durante a entrevista, corrobore aquilo que salientou no seu currículo. Mencione ainda quão eficiente é fora do escritório e descreva o seu método de produtividade. Tal como pode perguntar qual é o aspeto das atividades diárias, também pode abordar o seu típico dia de trabalho e a forma como as duas situações funcionam em paralelo.

Se a descrição de função não mencionar nada sobre a função ter um carácter remoto ou ter essa possível flexibilidade, demonstre também o seu conhecimento empresarial através da explicação do seu nível de eficácia remoto no passado. Se foi uma das primeiras pessoas na empresa a trabalhar remotamente ou num horário flexível com outro departamento, indique a sua experiência como pioneiro e o seu êxito.

Cultura do local de trabalho

Explique na sua entrevista como ainda é possível estabelecer conexões e trabalhar bem com os seus outros colegas quando está longe do escritório. Apesar de todos estarem a trabalhar separadamente, expresse a sua paixão por desejar e por ser capaz de ainda assim fazer parte da equipa. Sugira algumas ideias acerca da forma como pode ficar mais envolvido, mesmo à distância.

A cultura empresarial é fundamental quer seja ou não um trabalhador remoto, e é muito importante para os dirigentes empresariais que esse aspeto permaneça intacto. Certifique-se de que informa o seu entrevistador de que ainda tem uma mentalidade de equipa.

O mercado laboral foi sempre complicado, por isso, não perca o foco da função que pretende alcançar. Se for uma função remota ou flexível/híbrida, continue a procurar e a aprender. Encontre mais dicas na nossa secção de aconselhamento ou entre em contacto com um dos nossos consultores de recrutamento especializados que o pode ajudar na sua procura.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.