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Apresentamos 5 conselhos para que se destaque no mercado de trabalho atual, mas também futuro.
De acordo com o nosso estudo “O que reserva o trabalho do futuro?” as soft skills que permitem destacar-se atualmente e crescer num mercado de trabalho em constante mudança são:
Seja cuidadoso; se pretende destacar as suas competências, apenas colocá-las no seu CV ou mencioná-las durante a sua entrevista não é suficiente. Apresente exemplos concretos através de experiências profissionais e pessoais. Faz voluntariado? É fã de xadrez ou desportos radicais? Os seus interesses serão também ótimos exemplos dos seus valores e traços de personalidade (exemplo: empatia, criatividade, capacidade de trabalhar em equipa, etc.).
A principal crítica direcionada aos recém-licenciados à procura de emprego é que se candidatam a oportunidades sem confirmarem previamente se o seu perfil está de acordo com a função. Não significa que é necessário esperar pela “oportunidade perfeita” para realizar a candidatura, mas é importante analisar cuidadosamente as suas competências técnicas e comportamentais e verificar como se enquadram nas suas expectativas e nos requisitos da oportunidade.
A inteligência artificial está a desempenhar um papel cada vez mais importante e o setor de recrutamento não é uma exceção.
Em algumas grandes empresas, a fase de seleção de CVs é realizada através da utilização de algoritmos.
Na prática, os programas fazem um scan dos CVs à procura de keywords iguais às das ofertas de emprego (exemplo: título da função, competências, etc.). Para cada oportunidade a que se candidate, é crucial uma personalização do seu CV que consiste na inclusão de keywords que reflitam as suas competências. Utilize termos específicos do seu sector de atividade ou profissão e não use abreviações que não possam ser descodificadas por um algoritmo, de forma a que a sua candidatura se destaque entre os CVs recebidos. Seja cuidadoso para não se tornar impessoal ao incluir competências genéricas ou mentir, visto que deve mostrar ao recrutador que pode confiar em si.
Da mesma forma que as empresas necessitam de trabalhar cada vez mais na sua marca para aumentar a possibilidade de atrair talento, os recém-licenciados não podem falhar no que concerne à sua marca pessoal no LinkedIn. Especialmente considerando que os recrutadores começaram cada vez mais a procurar candidatos online, de forma proactiva, e não esperam simplesmente que o talento os contacte. É por esse motivo que deve investir cuidadosamente na sua presença online:
Após otimizar o seu perfil, publique ou comente conteúdos regularmente para aumentar a sua visibilidade e permitir que as suas competências sejam vistas por um potencial recrutador.
No seu caminho para o sucesso e para o projeto dos seu sonhos, alguns profissionais mais jovens tornaram-se “slashers” (ou seja, possuem vários empregos em simultâneo). Por exemplo, têm um emprego a tempo inteiro e desempenham uma atividade de freelance ou por conta própria a mesmo tempo. Num mercado de trabalho complexo, esta solução também pode ser uma boa oportunidade para adquirir experiência e desenvolver novas competências, técnicas e comportamentais (exemplo: flexibilidade, independência, etc.), para que não hajam lacunas no seu CV.
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