Pessoa gesticulando durante uma conversa em ambiente interno.

O apoio de um consultor de recrutamento dedicado à sua próxima mudança de carreira pode trazer várias vantagens para o ajudar a alcançar a função que pretende. Por exemplo, este pode encaminhá‑lo na direção correta se não tiver a certeza de onde se vê a si mesmo. O recrutador também o pode encaminhar para novas funções que talvez não tenha considerado e que estão alinhadas com as suas competências e os seus objetivos profissionais. Ao mesmo tempo, pode orientá-lo para ser mais seletivo nos projetos ou nas empresas a que se candidata.

Eis algumas dicas rápidas:

  • Seja honesto e transparente com o seu consultor para que este possa encontrar uma função adequada que satisfaça as suas expectativas em termos de carreira e salário.
  • Tenha os conselhos e as ideias do seu consultor em consideração, quer seja em relação à empresa que o está a entrevistar e à forma de preparação para uma entrevista, como em relação à melhoria do seu currículo.
  • Apresente-se a um consultor de recrutamento da forma como gostaria de se apresentar a um potencial empregador. Desta forma, o consultor tem a perceção da sua atitude profissional e da forma como se vai apresentar numa entrevista com um empregador.
  • Mantenha sempre uma comunicação transparente com o seu consultor em relação a quaisquer oportunidades que surjam, em relação a outras agências de recrutamento a que esteja a recorrer e em relação a anteriores funções e empresas a que se tenha candidatado.

Contacte um dos nossos consultores especializados.

O recrutamento não é um conceito novo, mas ainda existem muitas incógnitas sobre o processo e a experiência, assim como os próprios recrutadores. Em seguida, abordamos as principais conceções erradas que continuam a surgir:

Mitos associados ao recrutamento

  • Tem de pagar para recorrer aos serviços de uma empresa de recrutamento. Estas empresas são remuneradas pela empresa que contrata o candidato, e não pelo próprio candidato. Por este motivo, os serviços de recrutamento são gratuitos para os profissionais.
  • A remuneração do recrutador é retirada do seu salário. Os fees de recrutamento e eventuais bónus do consultor de recrutamento são muitas vezes calculados como uma percentagem do salário do candidato, mas o consultor é sempre pago pela empresa para a qual trabalha, com base nos modelos tradicionais de pagamento de salários.
  • Os consultores só se preocupam com os números. Uma conceção comum errada é a de que o recrutamento se resume a colocar o máximo de candidatos no máximo de funções possível, o mais rapidamente possível. O recrutamento constitui um setor de serviços a clientes e a colocação de um candidato no local errado vai deixar ambas as partes insatisfeitas, arriscando-se o recrutador a perder o seu cliente. É por este motivo que os consultores se preocupam tanto com o tempo despendido a encontrar o projeto certo para si, com vista a garantir que todas as partes têm um resultado satisfatório.
  • Os consultores de recrutamento são apenas o intermediário e não têm um impacto efetivo no processo de contratação. Os recrutadores e os gestores responsáveis pela contratação numa empresa muitas vezes trabalham em estreita ligação para encontrar o candidato perfeito e os gestores responsáveis pela contratação valorizam a opinião dos seus consultores de recrutamento. Se um consultor acreditar que um profissional é um ótimo candidato, este irá transmitir esta opinião à empresa.
  • Os recrutadores apenas sugerem candidatos para funções anunciadas. Embora os recrutadores normalmente sugiram candidatos para funções anunciadas, estes podem também ter em mente empresas adequadas que  não estejam a recrutar de forma ativa. Os recrutadores muitas vezes contactam a sua rede para confirmar se irá surgir alguma oportunidade que ainda não tenha sido apresentada, podendo obter mais informações sobre uma função que é mais indicada para si.
  • Os consultores de recrutamento não se preocupam com os candidatos. Embora os recrutadores sejam tecnicamente contratados por uma empresa e não por um candidato, tal não significa que não levam a sério os interesses superiores do profissional. Se um candidato estiver satisfeito e motivado na sua nova função, tal tem inevitavelmente impacto no desempenho ena satisfação do empregador. Se o recrutador não o sugerir para uma determinada função, tenha em contas os motivos que poderão estar por detrás dessa decisão.

Se estiver à procura de uma nova oportunidade e se pretender obter mais informações sobre as funções que disponibilizamos, entre em contacto com um dos nossos consultores de recrutamento especializados hoje mesmo para uma discussão confidencial. 

Em alternativa, pode enviar-nos diretamente o seu CV ou consultar as ofertas de emprego disponíveis no nosso website.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.