Homem organizando post-its coloridos em um quadro transparente.

Se deseja progredir na carreira e alcançar os seus objetivos profissionais, talvez esteja a pensar em certificar-se de que tem a educação certa, de que trabalha arduamente e de que se relaciona com as pessoas certas. Mas um aspeto muitas vezes subestimado que pode ser fundamental para tornar a progressão na carreira muito mais fácil é garantir que trabalha para uma empresa com valores corporativos alinhados com os seus próprios valores pessoais. 

Porque é o alinhamento de valores tão importante? 

De acordo com o nosso recente estudo Insights sobre Sustentabilidade do PageGroup, dois terços (66%) das pessoas consideram as iniciativas de sustentabilidade do seu potencial empregador “importantes” ou “muito importantes”. O estudo inquiriu 4.755 trabalhadores e candidatos a emprego em toda a Europa Continental e foi realizado entre maio e junho de 2022. Na verdade, 64% dos inquiridos que consideram a sustentabilidade “importante” ou “muito importante” também afirmam que a inexistência de um programa de sustentabilidade influenciaria a sua decisão de aceitar ou não um emprego (42% dos inquiridos). 

Nos nossos processos de recrutamento, vemos que os valores de uma empresa têm influência na procura de trabalho de um candidato, especialmente para os Millennials e para a Geração Z. Para eles, que já trabalham ou que estão agora a entrar no mercado de trabalho, a importância dos valores e de uma cultura comprometida é um fator-chave na decisão de se juntarem ou não a uma organização. A DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) e a Sustentabilidade já fazem parte da sua vida pessoal, por isso querem trabalhar para empresas com o mesmo tipo de valores. 

João Bernardo Gonçalves, Senior Manager 

Se os seus valores fundamentais pessoais coincidirem com os valores do seu empregador, é provável que seja mais feliz e que esteja mais inspirado para dar o seu melhor. Quando a ética de trabalho está alinhada, sente que está a ter um impacto positivo de uma forma que valoriza, o que conduz a um maior bem-estar dos colaboradores. 

Não é só o salário que oferece motivação – também ficará intrinsecamente motivado para dar o seu melhor e ajudar o seu empregador a ter sucesso. 

O primeiro passo é compreender o que é que o motiva e quais são os seus valores. 

Como definir o sucesso na carreira? 

O sucesso na carreira pode ter muitos significados diferentes para muitas pessoas. Por fora, o sucesso pode ser um grande salário, carro da empresa, viagens em classe executiva, um título pomposo ou uma via rápida na escada de promoções – e, ainda que seja inegável que estas coisas podem ser atrativas, o que nos faz sentir-nos bem-sucedidos pode ser profundamente pessoal e menos óbvio, e irá provavelmente mudar ao longo do tempo. 

Alguns desses fatores menos óbvios que poderão ajudá-lo a sentir-se bem-sucedido na sua carreira incluem a sua função diária e a realização que esta lhe proporciona, bem como sentir que pode ser você mesmo no trabalho. [hiperligação para o artigo: “Code-switching”] 

A flexibilidade é importante para 64% das pessoas, que dizem valorizar empresas que sejam “abertas em relação às condições de trabalho ou à flexibilidade” e proporcionem um equilíbrio vida-trabalho saudável que reconheça que os trabalhadores têm uma vida fora do trabalho, oferecendo um ambiente de trabalho híbrido ou a possibilidade de trabalho remoto. 

A diversidade de género é outra questão importante – 69% das pessoas no nosso inquérito consideram importante fazer parte de uma empresa que pratique a diversidade e inclusão. Mais de metade (52%) das mulheres dizem-se a favor da discriminação positiva / ação afirmativa para promover uma distribuição de género mais equilibrada na sua empresa. 

As organizações com um bom desempenho nestes indicadores são altamente valorizadas pelos trabalhadores. Claro que estes são apenas alguns dos fatores que contribuem para o sucesso na carreira mais comummente referidos. Os seus poderão ser totalmente diferentes. O importante é dedicar algum tempo a refletir sobre os seus próprios valores e sobre a sua definição pessoal de sucesso na carreira. 

Saiba como escolher um trabalho alinhado com os seus valores fundamentais pessoais 

Os candidatos devem estar preparados para uma mudança constante e progressiva no campo da Sustentabilidade. Devem agir como agentes de mudança e estar preparados para levar os seus valores de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para a Governança e a cultura corporativa da empresa. Os Conselhos de Administração já têm um interesse em ESG, só precisam agora de ser encorajados a desenvolver uma estratégia de ESG. 

João Bernardo Gonçalves, Senior Manager 

Como é que se certifica de que está a escolher um trabalho numa organização alinhada com os seus valores pessoais? Vejamos como passo a passo. 

Passo 1: Quais são os seus valores pessoais?

Dedique algum tempo a fazer uma avaliação dos seus valores pessoais para compreender exatamente o que é importante para si. Esta avaliação não tem de ser intimidante, por isso tente divertir-se a fazê-la. 

  1. Imprima e recorte estes cartes de valores e espalhe todos os valores à sua frente. Coloque os cartões “importante para mim” e “não importante para mim” um de cada lado. 
  2. Classifique cada um dos cartões de valores como importante ou não importante, colocando-o debaixo do cartão correspondente. 
  3. Uma vez concluída esta primeira classificação, ponha de lado todos os cartões na categoria “não importante”. 
  4. Agora coloque os cartões “importante para mim” e “muito importante para mim” em cima da mesa. 
  5. Classifique os cartões que restaram, atribuindo-os a uma das categorias. 
  6. Exclua os cartões “importante para mim” e selecione o seu top 5 de valores de entre a coleção “muito importante para mim”. 
  7. Está a faltar alguma coisa? Use um cartão em branco e escreva o que falta, para que possa incluí-lo no seu top 5 de valores. 
  8. Lembre-se: não há certo ou errado – só o que é importante para si, que é muito pessoal e individual. 

Outra opção (escolha uma ou ambas!) é criar o seu próprio vision board de como gostaria que fosse a sua vida. Um visual board pode ser particularmente útil se for o tipo de pessoa que pensar melhor visualmente. Divida o seu vision board em categorias que sejam importantes para si, como carreira, saúde, riqueza, família e estilo de vida. Pode usar a imagem abaixo como inspiração ou criar o seu próprio vision board. 

Preencha o vision board com imagens, palavras ou uma combinação de ambos e coloque-o num local onde o veja regularmente para se lembrar das coisas que espera atingir. 

Passo 2: Quais são os aspetos “não negociáveis” na sua carreira?  

Usando os seus valores pessoais e/ou o seu vision board como ponto de partida, faça uma lista dos aspetos não negociáveis que espera do seu empregador. Por exemplo, se um dos seus valores pessoais for a aceitação, um aspeto não negociável poderá ser a existência de uma ampla política sobre diversidade e inclusão. Ou, se um dos seus valores pessoais for a aventura, um aspeto não negociável com o empregador poderá ser a oportunidade de viajar ou experimentar vários tipos de trabalho. 

Se o seu vision board o retratar a viver uma vida de luxo, pode ser importante para si ser bem pago pelo seu trabalho; e se o seu vision board o retratar a passar tempo de qualidade com a sua família, talvez o equilíbrio vida-trabalho seja um aspeto a priorizar. 

Passo 3: Como é a cultura corporativa da empresa? Está alinhada com os seus valores e objetivos? 

É aqui que precisará de fazer a sua própria investigação para descobrir como é a cultura corporativa e qual a probabilidade de se sentir encorajado e apoiado na sua função. Eis algumas formas de o fazer: 

  • Consulte o site da empresa e procure os seus valores corporativos. Podem estar na página “sobre nós” ou no centro da página inicial. Ainda que nem sempre reflitam a cultura diária da empresa, são um bom começo, e uma organização verdadeiramente orientada por valores hasteará de forma proeminente a sua bandeira de valores para que todos a vejam. 
  • Confira as avaliações dos colaboradores em sites como Glassdoor, Comparably, Kununu e Vault para perceber como é que a organização é vista. Um conjunto de avaliações negativas não é necessariamente um motivo de preocupação, mas se as mesmas questões surgirem de forma sistemática, e não parecerem mudar com o tempo, isso pode querer dizer que a empresa não ouve o feedback ou não tem os recursos para resolver o problema. 
  • Confira os compromissos da página de LinkedIn da empresa, que dá à empresa a oportunidade de partilhar publicamente os seus valores e outros conteúdos significativos, como relatórios, certificações, artigos, blogues e vídeos. Também pode usar o LinkedIn para pesquisar empresas que tenham compromissos relevantes. Uma empresa que não deixa de partilhar os seus valores no LinkedIn é um ótimo começo, mas confirme se esses valores estão alinhados com os seus. 

Também pode ver algumas dicas de como procurar um emprego verde e detetar o “greenwashing” neste vídeo

Construir uma carreira numa organização que esteja alinhada com os seus valores fundamentais pessoais pode ser a diferença entre todos os dias serem uma luta e saltar todas as manhãs da cama entusiasmado para ir trabalhar. O efeito de cascata pode fazê-lo sentir-se mais feliz, não só no seu trabalho, mas em todos os aspetos da sua vida, porque se sente apoiado, celebrado e realizado. 

Se ainda não está aí neste momento, não faz mal. Nunca é tarde demais para fazer uma mudança positiva na sua carreira e na sua vida. Explore os exercícios acima e dê um passo na direção de um melhor conceito de trabalho. As mudanças que isso pode provocar na sua vida valerão o esforço. 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.