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O nosso Índice de Confiança de Candidatos a Empregos mostra que metade dos candidatos portugueses quer mudar de emprego apenas para desenvolver as suas competências. No entanto, os managers poderiam apoiar e orientar os seus colaboradores ajudando-os a utilizar e a desenvolver as suas competências. O primeiro passo é promover a comunicação interna. Muitos problemas podem ser resolvidos através, simplesmente, de uma comunicação correta.

A maioria das queixas surgem devido a problemas de comunicação, mal entendidos e falta de apoio. A boas notícia é que pode tomar medidas para melhorar esta situação, através de quatro simples passos, tornando-se um profissional melhor e mais forte.

1. Chegar à raiz do problema

Muitos problemas são fruto de uma comunicação deficiente. Melhore o fluxo comunicativo com o seu manager. Sentir-se-á mais satisfeito e mais produtivo. 
A questão é que a maioria dos managers poderia melhorar a sua forma de comunicar. Mas, como acontece com todos nós, humanos, nem sempre eles têm consciência de que não são bons nessa matéria! Talvez acreditem que as suas expectativas e KPI serão "traduzidos" sem explicação. Se assim for, é difícil saber qual o objetivo do seu trabalho.  
Marque uma reunião para dizer ao seu manager por que motivo está ali e o que pretende da sua função. Se a sua produtividade melhorar em consequência desse diálogo, o seu chefe poderá ter aprendido uma lição importante sobre comunicação. 

2. Falar, falar, falar

Se tiver dificuldade em encontrar tempo para conversar informalmente sobre os seus problemas, ou se não sentir à-vontade para falar à frente de colegas, peça uma reunião. 
Isso revela-se particularmente útil quando o seu diretor faz exigências irrealistas, o que provavelmente estará a acontecer uma vez que ele desconhece o que está a fazer. Informe o seu diretor acerca das suas tarefas e dos prazos fixados, e peça-lhe para o ajudar a estabelecer prioridades, definir metas e analisar as suas funções. 

3. Vá preparado! 

Uma fraca capacidade de escuta é frequentemente referida como uma característica desagradável dos diretores - uma comunicação de sentido único destrói a motivação! É fundamental que, antes da reunião, prepare o que vai dizer. 
Faça uma lista dos pontos que quer discutir e vá alterando essa lista durante a reunião pois, se lhe surgir uma ideia, não a vai perder. Elaborar uma lista ajuda a controlar a conversa pois, se for interrompido, poderá sempre retomar o tópico em discussão. 

4. Se tudo o mais falhar...

Poderemos dizer, então, que tentou mudar o seu diretor mas que, apesar de todos os esforços, nada aconteceu. Neste caso, se quiser manter-se onde está, não terá outra alternativa senão tentar mudar você mesmo… 
David McClelland, que escreveu muito sobre motivação, identificou três motivos ou necessidades principais: afiliação, poder e sucesso. Ao observar e reproduzir a principal fonte de motivação do seu manager, começará a compreendê-lo melhor. Se o motivo for o sucesso, será atribuída baixa prioridade aos problemas das pessoas, mas as metas serão cruciais; se a principal motivação for a afiliação, deve pensar em termos de pessoas; e, no caso do sucesso, deve ser muito cauteloso!

Síntese: 

Tenha presentes estes pontos quando lidar com diretores difíceis: 
  • Agendar uma reunião deverá ser sempre o seu primeiro passo
  • Prepare-se, definindo o que quer dizer e garantindo que o diz
  • Comunique com o seu manager de forma clara e consistente
  • Observe e reproduza a principal fonte de motivação do seu manager
  • Se tudo o mais falhar, pondere opções alternativas
A maioria das queixas surgem devido a problemas de comunicação, mal entendidos e falta de apoio. A boas notícia é que pode tomar medidas para melhorar esta situação, através de quatro simples passos, tornando-se um profissional melhor e mais forte.

Se for muito difícil gerir o seu chefe, talvez esteja na altura de conversar com o seu recrutador. Contacte um especialista da Michael Page ainda hoje.

 

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