Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
A Tecnologia não só mudou a forma como vivemos, consumimos e interagimos, mas também aumentou radicalmente o número de opções de carreira disponíveis.
Apesar de o setor Tech ainda ser dominado por homens, o estereótipo do jovem codificador é gradualmente quebrado e são cada vez mais as mulheres que seguem uma carreira tecnológica, encorajadas por empresas com uma mentalidade aberta que compreendem as vantagens de construir equipas diversificadas. Pelo mesmo motivo, os profissionais mais seniores e as pessoas de grupos historicamente discriminados estão a ser bem recebidos no setor tecnológico.
Mas por que motivo pode ser interessante para si seguir uma carreira em Tech? Marta Ribeiro, Consultora da Michael Page Information Technology, apresenta algumas vantagens. “Irá receber um salário altamente competitivo e terá a oportunidade de mudar de setor e função rapidamente e com facilidade, caso assim o pretenda,” afirma. “É uma carreira definida por uma evolução e progressão constantes, e isso é o que a torna tão motivante.”
Outro motivo para considerar uma carreia na área tecnológica é a possibilidade de desenvolver competências a que o mercado está desesperado por aceder. “Atualmente, existe uma escassez de talento tecnológico,” afirma Marta Ribeiro. “Se é um profissional de IT, existe certamente uma empresa que pretende contratá-lo. As funções mais procuradas incluem entry e mid-level Programadores e Network Administrators.”
Sente-se motivado com a ideia de uma carreira em Tech, mas não sabe como começar? Apresentamos alguns conselhos para que seja bem-sucedido de forma célere.
Desde Project Managers a Cybersecurity Administrators, muitos profissionais de IT passam mais tempo a interagir com pessoas do que com as máquinas. “Soft skills como a inteligência emocional, escuta ativa e uma excelente noção de negócio são incrivelmente importantes para os profissionais de Tech,” afirma Marta Ribeiro. “Deve ter a capacidade de ver as coisas numa perspetiva do utilizador final e da empresa.”
De forma a melhorar soft skills como a comunicação, voluntarie-se paraa projetos que requeiram uma interação com diferentes pessoas, desde colegas a clientes. Experimente também ter um comportamento baseado em pessoas bem-sucedidas que conhece, seja o seu manager, mentor ou outra pessoa. O que as tornam boas comunicadoras? Como reagem sob pressão?
Nem todas as pessoas têm a possibilidade de aprender novas competências tecnológicas no seu emprego. Em vez de se sentir frustrado, invista algum tempo e energia numa certificação introdutória de IT.
O CompTIA A+ é um certificado base que o pode ajudar a estabelecer uma carreira na área da Tecnologia. Aborda competências desde hardware e networking a sistemas operacionais e cibersegurança. Dependendo das suas áreas de interesse, existem outros certificados que pode considerar, como Certified Associate in Project Management (CAPM), Certified Information System Security Professional (CISSP) e Microsoft 365 Fundamentals.
Apresentando um certificado entry-level de IT, pode depois pôr em prática as competências e conhecimento que adquiriu durante a formação, numa função entry-level. Para profissionais que já têm alguns anos de carreira, este pode ser um passo atrás em termos salariais e de senioridade. Mas não se preocupe; se tem gosto pela tecnologia e tem motivação e determinação para aprender novas competências todos os dias, irá progredir rapidamente no novo setor.
Não há nada que impressione mais uma chefia do que um candidato que tenha escolhido melhorar as suas competências por iniciativa própria, fora do horário de trabalho. Para além dos certificados entry-level mencionados anteriormente, existem inúmeras plataformas online onde pode aprender linguagens de programação ou bases de cloud computing ao seu ritmo. Outras formas de adquirir competências técnicas fora da sua rotina profissional incluem voluntariar-se para projetos cross-functional de IT ou fazer shadowing de profissionais de Tech na sua empresa atual.
Marta Ribeiro indica que embora não exista atualmente uma barreira de idade nas carreiras tecnológicas, “os recrutadores favorecem tendencialmente candidatos com alguma experiência anterior numa área digital, ou que tenham já utilizado ferramentas como software de gestão de clientes.” Por isso, antes de mudar para outra área, procure oportunidades na sua empresa ou setor atual, onde pode utilizar algumas das hard skills que adquiriu.
Crie alertas de emprego e seja o primeiro a descobrir as nossas oportunidades.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.