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Quando os gestores de RH avaliam potenciais colaboradores, observam não só as suas habilitações profissionais, mas também as soft skills. As chamadas soft skills são competências que incrementam a flexibilidade de um candidato e aplicam-se a uma grande variedade de setores. A comunicação, a simpatia e as competências sociais são apenas alguns exemplos. Trabalhar nestas competências aumenta o interesse de potenciais empregadores em si, independentemente do setor no qual pretende trabalhar, pois ajudam a garantir um ambiente de trabalho agradável e coeso.
A capacidade para trabalhar em equipa é indispensável onde quer que trabalhe. Ser um team player melhora a eficiência de toda a equipa e a capacidade da mesma para trabalhar em conjunto para resolver problemas. De facto, esta é uma das principais soft skills que os potenciais empregadores procuram em futuros colaboradores.
Consegue planear o seu horário de trabalho de forma a fazer o melhor uso do seu tempo? Independentemente de esta ser uma competência que está a aprender ou a melhorar, a capacidade para organizar o seu horário e o horário da sua equipa melhorará significativamente as suas probabilidades de lhe ser oferecido um emprego. Afinal de contas, ser capaz de priorizar significa que irá realizar precisamente a tarefa que é mais importante para a equipa na empresa.
Consegue transmitir os seus pensamentos aos seus colegas de uma forma que eles consigam compreender? Consegue criar empatia com os seus supervisores e colaboradores? É sensível a estímulos sociais? Ser capaz de se expressar e ouvir os outros é essencial tanto no seio de uma empresa como para trabalhar com clientes. Ao trabalhar na sua capacidade para comunicar, terá certamente vantagem sobre a concorrência durante o processo de candidatura.
Outro aspeto da comunicação é a sua capacidade para se afirmar no local de trabalho, em particular se ocupa um cargo de gestão. As suas ideias e soluções apenas conseguem gerar um bom feedback se for capaz de expressá-las de uma forma cordial, porém assertiva. Isto, aliado a uma capacidade para assumir a responsabilidade pelas suas ideias e aceitar o resultado final, irá facilitar a sua pesquisa por emprego e permitir-lhe evoluir na sua empresa, se for esse o seu desejo.
Outra soft skill importante é a capacidade para pensar analiticamente. Adotar o ponto de vista de um objetivo ajuda-o(a) a separar os problemas e a descartar métodos ineficazes. Trabalhe nesta soft skill a fim de aumentar ainda mais a sua atratividade para os seus empregadores; se aceitar um cargo diretivo, a sua equipa apreciará enormemente a sua capacidade para avaliar de forma desapaixonada qualquer situação.
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