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Como prestador de serviços de TI, neste momento está numa posição favorável, porque há mais vagas disponíveis do que candidatos no mercado. Mesmo assim, para obter os melhores projetos profissionais não basta haver muita oferta ou ter as hard skills certas, também é necessário desenvolver as suas softs skills em TI.
Resumidamente, as soft skills são um conjunto de habilidades comportamentais, também conhecidas por people skills. Ao adquirir este tipo de habilidades em TI vai conseguir trabalhar com outras pessoas de forma eficaz e adaptar-se rapidamente a novos ambientes.
As hard skills são as habilidades técnicas de que precisa para executar o seu trabalho, neste caso, incluem-se a linguagem de programação ou a sua experiência em blockchain. Por outro lado, as softs skills em IT são as habilidades menos técnicas. Alguns exemplos de soft skills em TI são a comunicação verbal, a capacidade de resolver problemas e a capacidade de pensamento crítico.
Continua a precisar de ter boas hard skills em TI para garantir excelentes contratos de tecnologia. No entanto, atualmente, a maioria dos empregadores exige que os seus colaboradores também tenham habilidades de relacionamento interpessoal.
Este é particularmente o caso de colaboradores que sejam contratados para implementar alterações substanciais numa empresa, para gerir projetos ou liderar equipas.
Vasco Teixeira, Manager da Michael Page Information Technology
Por exemplo, um Chief Security Officer ou um Information Security Officer é o embaixador de segurança de uma empresa e uma das suas funções é comunicar a importância de um ambiente de segurança sólido às partes interessadas.
Atualmente, todas as empresas estão à procura de candidatos com fortes habilidades de comunicação que consigam estabelecer uma ligação entre o mundo dos negócios e as TI
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Partilhamos consigo as soft skills de TI que precisa mesmo de ter para se destacar da sua competição.
Como já mencionámos acima, esta é provavelmente a soft skill de TI mais importante para profissionais de tech. Além de fazer um bom trabalho a nível técnico, tem de conseguir explicar o seu processo de forma clara a todas as partes envolvidas, e a mensagem só passa se tiver uma forte capacidade de comunicação.
Neste ponto referimo-nos à capacidade de trabalhar eficazmente num ambiente em constante mudança. Tem de ter uma mente aberta e flexível para aceitar mudanças de última hora e ajustar-se ao que for necessário.
Os colaboradores têm de conseguir adaptar-se a qualquer posto de trabalho rapidamente sem terem de frequentar muitos cursos de hard skills ou soft skills. Têm de ser resilientes e conseguir trabalhar com diferentes equipas
Os empregadoress querem profissionais de TI que sejam capazes de encontrar soluções criativas para resolver imprevistos. O pensamento analítico também é importante porque lhe permite abordar os problemas de uma forma lógica e estruturada.
Como os colaboradores têm uma perspetiva externa, podem muitas vezes fazer as perguntas certas e aplicar um juízo informado e benéfico em pontos críticos, sendo esta outra soft skill essencial para profissionais de TI.
Como colaborador em regime de contracting, tem de saber gerir o seu tempo. Foi contratado para fazer um trabalho e obter resultados num período definido, e muitas vezes curto, pelo que a capacidade de estabelecer prioridades e ser guiado para os resultados é uma soft skill a desenvolver.
Visto que não há muito tempo para cursos de soft skills, os colaboradores têm de ouvir ativamente o que lhes é pedido e ter uma especial atenção ao detalhe para garantir que cumprem todos os requisitos do contrato e que executam o melhor trabalho possível.
Muitas vezes, os profissionais de TI encontram-se num ambiente stressante. Por exemplo, a equipa pode estar sobrecarregada e depender de si mais do que nunca, ou ter um prazo apertado para criar um projeto a partir do zero. Para dar o melhor de si e não deixar que isto o afete a nível pessoal ou profissional, deve aprender a gerir o stress de forma eficaz.
Em algumas funções, é quase tão importante ter uma excelente capacidade de liderar projetos e equipas e de fazer avançar os processos, como ter as hard skills adequadas.
Mesmo que esteja em trabalho remoto, como estão muitos colaboradores atualmente, ainda é fundamental que tenha fortes habilidades comportamentais. Vai continuar a ter de comunicar com os membros da sua equipa, ainda que virtualmente. Ter um bom sentido de humor e ser capaz de conectar com os outros é uma mais-valia para todos os colaboradores, incluindo os profissionais de TI.
Uma das soft skills que lhe dará uma grande vantagem mundo das TI, diz Vasco Teixeira, é a capacidade de partilhar ou transmitir as suas habilidades com a equipa interna. Quando não está lá, eles devem conseguir continuar sem si.
Então, afinal o que deve fazer se não tiver as soft skills certas ou se as tiver, mas não souber como as destacar nas suas candidaturas ou entrevistas de emprego? Uma boa opção é optar por desenvolver as suas habilidades de TI através de cursos de soft skills online. Também pode sempre recorrer a uma empresa de recrutamento para esta o ajudar a criar um CV que destaque as suas soft skills e que mostre o que pode oferecer à empresa.
Só consegue executar bem o seu trabalho se tiver tanto hard skills, como soft skills. Assim, além de mostrar o seu conhecimento técnico, deve dar exemplos de como as suas softs skills o ajudaram a ultrapassar desafios tanto a nível pessoal como profissional.
Certifique-se de que refere estas soft skills no seu CV e durante as entrevistas com os empregadores.
Na Michael Page temos uma rede de clientes de vários segmentos que andam à procura dos melhores profissionais de TI. A nossa equipa de recrutadores experientes conecta os melhores candidatos a clientes de topo de todos os sectores e mercados. Obtenha os contratos de tecnologia com que sempre sonhou com a nossa ajuda!
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