Mulher sorrindo ao telefone em um escritório moderno.

As entrevistas telefónicas, sobretudo no contexto atual, são uma boa alternativa de seleção de candidatos, criando uma oportunidade de contactar com os melhores talentos que não podem deslocar-se ao escritório do potencial empregador.

Durante este tipo de entrevistas, as perguntas baseadas em competências são uma escolha preferencial quando as chefias se focam em comportamentos passados. Acredita-se que é a melhor forma de prever o comportamento de um indivíduo em situações futuras.

Para ajudá-lo a preparar-se para a sua próxima entrevista telefónica, apresentamos os melhores conselhos para responder a questões baseadas em competências e o que deve esperar quando fala com uma potencial chefia.

Quais são as competências?

Algumas entrevistas podem focar-se no motivo de se ter candidatado para a função, no que pode acrescentar à equipa ou nos seus interesses, mas uma entrevista baseada em competências irá necessitar que descreva o seu passado profissional, para mostrar que tem a experiência necessária, ou a iniciativa que as chefias procuram.

Existem algumas competências importantes que as empresas tentam identificar no processo da entrevista.

  • Competências individuais – conhecimentos, independência e integridade pessoal.
  • Competências de gestão – qualidades de liderança, gestão de tempo e delegação.
  • Competências analíticas – capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas.
  • Competências interpessoais – competências sociais, como construir uma relação.
  • Competências motivacionais - iniciativa, motivação e ambição.

Como deve comporta-se durante uma entrevista telefónica

As entrevistas telefónicas podem ser intimidantes. Por vezes, é difícil transmitir a sua verdadeira personalidade através do telefone e demonstrar entusiasmo pela função a que se candidatou. Apresentamos alguns conselhos para mostrar a sua confiança ao telefone.

  • Fale com clareza e seja conciso; 
  • Atenda a chamada num lugar calmo, não vai querer ser distraído com barulho de fundo;
  • Mostre confiança, embora não seja possível ver a sua expressão ou linguagem corporal nesta circunstância. Tente descontrair e estar calmo ao falar ao telefone;
  • Tenha uma linguagem e um tom de voz amigável e acessível;
  • Fale das experiências anteriores com entusiasmo;
  • Não tenha medo de mostrar algum humor.

Como responder a perguntas baseadas em competências

Tal como numa entrevista presencial, utilize as seguintes técnicas para responder às questões.

  • Descreva uma situação, assegurando que transmite as capacidades ou competências que a questão está a testar;
  • Discuta a Tarefa, ou os passos seguintes para resolver a situação;
  • Fale sobre as Ações tomadas de forma a assegurar que as tarefas são completadas;
  • Partilhe o Resultado desta experiência.

 

Numa entrevista baseada em competências, irá necessitar de descrever uma ocasião na sua função anterior que demonstre como abordou a situação e o que melhorou ou aprendeu com a mesma. Poderá ser como ultrapassou um problema com um colega, um erro que tenha cometido ou uma tarefa que lhe foi atribuída e que completou com sucesso.

Deverá falar sobre estas situações de forma a expor os desafios com que se deparou, como os ultrapassou e como melhorou enquanto profissional. Mesmo que tenha sido uma experiência negativa, é importante abordar o que tirou de positivo dela e como evoluiu no seu trabalho.  

Como preparar-se para uma entrevista telefónica baseada em competências

É importante considerar a preparação que deve fazer para a sua entrevista. Pense nas principais competências mais prováveis de serem requisitadas para a função em questão. Considerando o tipo de áreas em que será testado, comece por escrever diferentes experiências que teve que poderão aplicar-se a estas questões. Isto, irá permitir que tenha tempo para construir as suas questões e exemplos antes de partilhá-los na entrevista.   

A vantagem de ter este tipo de entrevistas ao telefone é que pode escrever os seus exemplos detalhadamente e tê-los à sua frente para consulta, caso necessário. 

 

Se procura auxílio para a sua próxima entrevista, consulte os nossos conselhos para entrevistas. Na Michael Page temos mais de 40 anos de experiência em recrutamento, tendo a possibilidade de o apoiar na sua pesquisa de emprego. Se pretende falar com um dos nossos consultores especializados em recrutamento, contacte-nos.

 

Publicado a 23/04/2020

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