Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
O que é uma entrevista baseada nas competências e porque são tão predominantes hoje em dia? Numa entrevista baseada nas competências ser-lhe-á pedido para descrever como lidou com determinadas situações no passado. A vantagem deste tipo de entrevistas é que são uma forma muito eficaz de o entrevistador ficar com uma imagem da forma de trabalhar do candidato e se possui a experiência e competências que a empresa procura. O seu desempenho atual ditará o seu futuro comportamento, razão pela qual este estilo de entrevista é um excelente indicador de como irá atuar, se conseguir o emprego.
Responder a perguntas baseadas nas competências
Recomendamos a utilização da técnica STAR para responder a perguntas baseadas nas competências:
Elaborámos uma lista de perguntas baseadas nas competências, agrupando-as em cinco áreas – individuais, de gestão, analíticas, interpessoais e motivacionais – para facilidade de compreensão.
Referem-se aos seus atributos pessoais: flexibilidade, capacidade de decisão, tenacidade, conhecimentos, independência, tomada de riscos e integridade pessoal.
Uma pergunta típica poderá ser:
Fale-me de uma ocasião em que uma ideia sua tenha sido questionada no trabalho.
Referem-se à sua capacidade para ser responsável por outras pessoas e à sua liderança, capacitação, pensamento estratégico, sensibilidade empresarial, gestão de projetos e controlo de gestão.
Fale-me de uma ocasião em que tenha chefiado um grupo para alcançar um objetivo.
Referem-se às suas capacidades de tomada de decisão, inovação, competências analíticas, resolução de problemas, aprendizagem prática e atenção ao pormenor.
Fale-me de uma ocasião em que tenha identificado uma nova abordagem a um problema.
Referem-se às competências sociais. Muitas empresas funcionam com base em equipas de projeto, e quanto mais colaborativas são, maior a probabilidade de terem sucesso.
Quais são as três características mais cruciais na comunicação?
Referem-se aos fatores que o impelem: resiliência, energia, motivação, orientação para os resultados, iniciativa e foco na qualidade.
Quando trabalhou mais arduamente e teve a maior sensação de realização?
Finalmente, lembre-se de ser você mesmo ao responder a perguntas baseadas nas competências; utilize exemplos reais e associe-os à sua experiência, à forma como reagiu ou como a situação o fez sentir. Estas não são perguntas com rasteira; visam criar a melhor correspondência possível entre um indivíduo e uma organização. Não queremos recrutá-lo para um projeto para o qual não seria competente, mas sim encontrar para si uma função desafiadora, à medida dos seus pontos fortes.
Coloque estes conselhos em prática no seu próximo processo de recrutamento. Consulte as ofertas de emprego que temos disponíveis no nosso website.
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.