Mulher de óculos com cabelo curto, sorrindo.

Qualquer bom profissional ambiciona progredir na carreira. Isso pode significar trabalhar numa determinada empresa, ocupar uma posição específica ou até criar o seu próprio negócio.

O caminho para a evolução na carreira vai sempre depender de diversas variáveis.

Não existe um “caminho mágico” porque todos temos competências e habilidades diferentes. No entanto, o primeiro passo pode ser a definição do objetivo a que nos propomos.

Defina metas

Considero importante definir metas de médio/longo prazo e, para tal, pode ajudar pensarmos na famosa questão dos processos de recrutamento e seleção ”onde se imagina daqui a cinco anos?”. Ao responder a essa questão surgirá o que realmente é mais importante para nós. Desde a satisfação pessoal à questão salarial, o importante é perceber quais são as nossas expectativas enquanto profissionais. Será que nos vemos a trabalhar na mesma área para sempre? Não existe uma resposta certa.

Aposte nas soft skills

Podemos definir que a aposta será na especialização, através de formações e certificações, todavia existem algumas competências que nos podem ajudar a evoluir, independentemente da nossa profissão. Acredito fortemente que as soft skills, apesar de não nos levarem até à meta final, conseguem ajudar-nos a ultrapassar o caminho mais penoso. Do meu ponto de vista, a capacidade de trabalho em equipa, a inteligência emocional, a capacidade de comunicação e o pensamento crítico são aptidões extremamente importantes para conseguirmos crescer enquanto profissionais, em qualquer área de atuação.

A importância da rede de contactos

Outro fator importante é o networking. O mercado de trabalho é constituído por relações pessoais, portanto, se cuidarmos bem delas, só temos a ganhar. Bons relacionamentos podem alavancar um projeto, atrair oportunidades e colocar um profissional em destaque no mercado de trabalho, por isso é que todo o contato é precioso, seja com figuras de chefia, pares, subordinados ou parceiros.

Por fim, dado que sou grande entusiasta de que o que é básico deve ser bem feito, para mim, a base para qualquer progressão enquanto profissional (independentemente da área) assenta no cumprimento de prazos e horários, na motivação, na demonstração de interesse e no saber comportar-se com os colegas de trabalho. Um profissional que inicie o seu percurso adoptando esta atitude, conseguirá mais facilmente alcançar os objetivos a que se propõe.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Mantenha-se atualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.