Encontre as ofertas mais adequadas para si e candidate-se
A nossa equipa pode ajudar a encontrá-lo
O que têm os trabalhadores temporários e Interim Managers em comum? Ambos os perfis, entre muitos outros, respondem à categoria de emprego flexível, uma opção cada vez mais elegida e que oferece inúmeras possibilidades às empresas. Qual a sua principal vantagem?
Disponibilizar às organizações candidatos que se ajustem às suas necessidades de uma forma praticamente imediata.
Pode ter uma equipa de colaboradores permanentes e estar satisfeito com o seu funcionamento. No entanto, não se esqueça que a mudança é a única constante no munto empresarial e a forma como a abordamos terá um impacto nos resultados tanto da equipa, como da empresa.
Os colaboradores flexíveis podem desempenhar funções distintas para uma empresa, dependendo das suas necessidades e objetivos operacionais, e contribuir com novas competências ou ajudar a aprofundar outras já existentes na equipa. Este tipo de projeto permite também avaliar quais as competências que necessita de incorporar na sua equipa para melhorar os resultados da organização.
À partida, pensamos nos projetos temporários como uma boa opção para preencher baixas por doença, licenças maternidade ou motivos semelhantes. No entanto, existem outras situações em que estes colaboradores podem acrescentar valor à sua empresa. Por exemplo, como pode gerir a sua equipa se um dos seus clientes mais importantes acelerar um prazo de entrega?
As competências e a experiência de qualidade com que um trabalhador temporário pode contribuir ajudam a diminuir o stress da equipa, a garantir cumprimento de prazos e a aumentar a rentabilidade.
Por outro lado, se o colaborador flexível demonstra que se ajusta à equipa e que as suas competências acrescentaram valor à empresa, pode ser contratado permanentemente pela organização.
As start-ups e ONGs, por exemplo, recorrem frequentemente a colaboradores flexíveis, visto que esta opção ajuda a aumentar as suas equipas sem custos permanentes com um alto custo quando, por exemplo, estão à espera de financiamento ou injeção de capital.
Mas o papel dos colaboradores flexíveis estendeu-se a um nível geral a todo o tipo de empresas e as suas funções e responsabilidades evoluíram nos últimos anos.
Se anteriormente, este tipo de projeto estava associado sobretudo a funções menos qualificadas, atualmente podemos encontrar colaboradores flexíveis em áreas tao distintas como contabilidade, marketing, engenharia, IT ou outras funções de gestão. A lista é praticamente tão ampla como a de funções permanentes.
A questão é: quando é adequado incorporar talento flexível para o ajudar a cumprir os seus objetivos? Estas são algumas das situações em que os nossos clientes colaboram para encontrar colaboradores flexíveis:
Licenças
Implementação de projetos
Picos de trabalho
Período de transição
Existe ainda uma outra vantagem, menos óbvia, de recorrer aos colaboradores flexíveis: estes podem contribuir para o aumento da motivação da equipa. Por exemplo, quando se aproxima um prazo de entrega para um cliente importante e a equipa pode ter a necessidade de trabalhar mais horas do que as habituais ou assumir funções e responsabilidades extra.
Esta situação associada ao stress já existente pode resultar num esgotamento e, no pior dos casos, num burn-out. Os colaboradores flexíveis podem ajudar, de uma forma efetiva, equipas de todos os tipos e dimensões com uma ampla variedade de competências, com a junção da capacidade extra que se necessita para cumprir um projeto.
As seguintes questões podem ajudá-lo a perceber melhor as suas necessidades de contratação de colaboradores flexíveis, enquadrando-as nas carências do departamento e no motivo da sua incorporação.
Na Michael Page Interim Management, os nossos consultores especializados estão à sua disposição para esclarecer as suas questões e orientá-lo no processo de seleção de colaboradores flexíveis.
Publicado a 02/07/2020
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.