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Ao realizar entrevistas com diversos candidatos, terá certamente a dúvida: como garantir que selecionou o melhor profissional para a sua empresa?
É muito provável que receba candidaturas semelhantes. Como pode diferenciá-las e ter a certeza que escolheu a pessoa ideal para a função?
À medida que conhece os candidatos, terá provavelmente as seguintes questões em mente:
As entrevistas baseadas nas competências comportamentais permitem analisar o desempenho dos candidatos através de perguntas que analisam as suas experiências do passado. Por exemplo, como lidaram com situações complexas ou pessoas difíceis? Ao compreender a sua experiência e abordagem terá um bom indicador de como o profissional irá agir na sua empresa.
Para o ajudar a encontrar a melhor pessoa para o projeto, existem três áreas-chave sobre as quais deve tomar conhecimento durante a entrevista: competências técnicas, fit cultural e atitude.
Antes da entrevista, faça uma lista, faça uma lista de competências essenciais que o profissional deve apresentar e construa as suas questões à volta delas.
Dependendo do nível da função para a qual está a recrutar, irá certamente procurar candidatos com um nível de experiência que se adeque. Precisa de compreender se estão aptos para enfrentar os desafios da posição.
É importante recrutar alguém que tenha o nível certo de competências - se for um profissional pouco experiente, necessitará de o formar. Por outro lado, se for demasiado experiente pode ficar desmotivado e procurar outro projeto.
Apresentamos alguns exemplos de questões baseadas em comportamentos que o podem ajudar a compreender melhor as competências de um candidato:
· Fale-me de um problema complicado relacionado com o trabalho com o qual tenha lidado. Como geriu a situação e qual foi o resultado?
Muitas vezes, quando os empregadores têm de escolher entre dois candidatos com as mesmas qualificações e experiência, a pessoa com maior entusiasmo e motivação é a eleita.
Compreender como o candidato se comporta numa determinada situação é fundamental para compreender se se adaptará à equipa e organização.
Em alguns casos, é mais fácil identificar o tipo de pessoa que não irá certamente adaptar-se!
Durante a entrevista, deve colocar questões sobre como a pessoa interage com membros da sua equipa, colegas de outros departamentos e chefias.
Uma atitude positiva é contagiante e uma grande mais-valia para qualquer equipa. Pessoas com uma forte ética profissional são particularmente apreciadas no local de trabalho, por isso é importante que recrute alguém com a atitude ideal para trabalhar e que não consuma a energia dos colegas.
Apresentamos alguns exemplos de questões baseadas em comportamentos que o podem ajudar a compreender melhor a atitude dos candidatos:
Quais são para si as melhores perguntas de entrevista baseada nas competências comportamentais? Considera que são mais difíceis (ou fáceis) de responder do que as perguntas técnicas?
As entrevistas baseadas em competências comportamentais permitem conhecer as experiências anteriores dos candidatos para tirar ilações sobre os seus comportamentos. As áreas que deve avaliar são:
As suas questões devem ser construídas com base nos principais atributos necessários para a função e em como o candidato apresentou essas características, com base na experiência do passado.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.