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Uma estratégia de trabalho remoto bem definida pode ser exponencialmente benéfica para chefes, colaboradores e recrutadores. O importante é manter uma cultura empresarial forte onde os líderes criam laços com a sua equipa e a empresa mantém uma equipa coesa e comprometida.
O valor económico do trabalho remoto, acompanhado de uma liderança transparente, ajuda a empresa não só a atrair, mas a reter o melhor talento. Uma pesquisa da Universidade de Stanford concluiu que o trabalho remoto pode contribuir fortemente para a retenção e motivação do colaboradores.
Ao longo da última década, houve um aumento da flexibilidade, melhorando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As empresas e líderes encaram o trabalho remoto com muito mais flexibilidade do que há 10 anos atrás. Têm o seguinte pensamento: ‘Quero estar presente para a minha família, por isso os meus colaboradores deveriam também estar presentes para as suas’.
Samantha Lambert, Directora dos Human Resources da Blue Fountain Media, recomenda a criação de KPIs para managers e colaboradores, de forma a que todos os elementos da equipa que se encontra em trabalho remoto tenham conhecimento das expectativas dos seus chefes relativamente ao seu trabalho e para que o seu desempenho possa ser acompanhado.
É aconselhável que os managers e executivos ponderem a criação de processos individuais e analisem os casos concretos de cada colaborador e equipa. Devem, por exemplo, refletir sobre temas como: que formação dar aos diferentes departamentos? Todas as equipas precisam de ter a mesma periodicidade nas reuniões? É vantajoso que um novo colaborador comece logo a trabalhar remotamente?
A consultora de marketing de afiliados, Acceleration Partners, tem uma equipa 100% remota. A empresa está organizada em “hubs” – cidades onde os colaboradores remotos vivem perto uns dos outros. A empresa organiza “dias de trabalho em conjunto”, eventos sociais e formações presenciais para apoiar uma cultura empresarial em desenvolvimento contínuo. Os líderes seniores visitam regularmente as hubs, oferecendo transparência e para obterem feedback.
Na Michael Page, como em muitas outras empresas, todos os colaboradores se encontram atualmente a trabalhar remotamente. Marcamos reuniões diárias de administração e entre as várias equipas. Recorremos às diversas ferramentas digitais para manter o contacto, para falar de temas profissionais mas também para nos acompanharmos e apoiarmos mutuamente.
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