A era digital e a tecnologia assumem uma importância cada vez maior no turístico. Os profissionais mais procurados são aqueles capazes de colocar a tecnologia ao serviço das empresas, bem como aqueles capazes de fazer o cliente comprar uma experiência.

Neste âmbito torna-se crucial compreender quais os perfis que farão a diferença no setor nos próximos temos. Alguns dos perfis mais representativos desta alteração é a figura do revenue e yield management. Tratam-se de funções que exigem o recurso a ferramentas tecnológicas e a uma compreensão e interpretação dos dados obtidos, com o objetivo de oferecer o produto e o serviço mais ajustado à necessidade do cliente, maximizando assim a rentabilidade da empresa.  

Estes são, efectivamente, os profissionais que têm registado uma mutação cada vez maior, fruto da adaptação ao mercado, sofrendo alterações e formas de se posicionarem diferentes ao longo do tempo. No que respeita à posição de revenue, por exemplo, hoje esta é uma função claramente mais abrangente, abarcando todos os serviços que um hotel oferece e procurando inclusivamente estratégias globais para marcas distintas dentro da mesma cadeia, como vemos por exemplo com a função de area revenue manager existente nos grandes grupos hoteleiros.

Por outro lado, encontramos o perfil de marketing digital e apoio ao cliente, cada vez mais orientado para o mundo online e para as redes sociais. As empresas turísticas necessitam de pertencer à era digital, sendo necessária para o efeito a colaboração de especialistas tecnológicos por forma a disseminarem estratégias de comercialização que permitam a maximização do negócio.

Um exemplo claro do impacto do marketing digital na sociedade é o crescimento das startups dedicadas aos alojamentos turísticos. Estas empresas utilizam as suas próprias plataformas para venderem serviços diretamente aos usuários, sendo os maiores exemplos desta estratégia: a Sweet Inn, a Airbnb .

Não poderia deixar de mencionar outra das figuras atuais imprescindíveis do setor, o especialista em guest experience management, cujo principal objetivo é interagir com os clientes, conhecê-los em pormenor, por forma a criar experiências personalizadas, diferenciando-se, desta forma, dos serviços que a concorrência dispõe. As empresas investem cada vez mais na experiência do cliente, tentando ampliar a gama tradicional de serviços prestados.

É assim cada vez mais evidente a necessidade de encontrar colaboradores capazes de ler e interpretar o cliente, antecipar as necessidades deste, bem como perfis criativos, dinâmicos e proactivos.

Assim, e atendendo que vivemos num mercado cada vez mais concorrencial, e onde as plataformas de e-commerce crescem diariamente por forma a dar resposta às necessidades de cada um torna-se imperativo que também o sector hoteleiro se adapte a esta realidade. Essa é hoje a única forma de se conseguir providenciar ao cliente não só o preço, mas também a experiência mais diferenciadora face às empresas concorrentes.

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