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Conhece as avaliações 360º? São realizadas através do feedback de diferentes colaboradores pertencentes ao ambiente profissional da pessoa avaliada: colegas de equipa, managers e clientes, entre outros. Esta informação é completada com uma autoavaliação do colaborador em questão.
A avaliação 360º é uma ferramenta que oferece benefícios tanto para as empresas como para os próprios colaboradores. Através de várias questões, são analisados aspetos como o atendimento ao cliente, trabalho em equipa, comunicação, liderança, conhecimentos técnicos e ética. Os comentários são anónimos, visto que a intenção é promover a sinceridade dos participantes.
As avaliações 360º podem ajudar a melhorar o desempenho de um colaborador ao oferecer-lhe diferentes perspetivas sobre o seu trabalho e comportamento. No entanto, é importante considerar que o feedback 360º proporciona observações de outros indivíduos sobre o desempenho de um colaborador, mas, em nenhum caso, é a única forma de avaliar as suas competências.
Idealmente, as avaliações 360º devem ser combinadas com uma avaliação de desempenho anual tradicional entre o manager direto e o colaborador, aplicando os resultados obtidos entre ambas à progressão do desenvolvimento profissional do avaliado.
Anteriormente, as avaliações 360º eram realizadas por empresas externas subcontratadas, devido ao grande volume de trabalho administrativo necessário para recolher os dados. Atualmente, e graças à generalização de inquéritos online, é fácil realizá-las internamente.
Está interessado em realizar uma avaliação 360º? Podemos ajudá-lo.
Publicado a 31/08/2020
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