Dois colegas de trabalho analisando um documento na sala de reunião.

Realizar avaliações de desempenho é benéfico para os empregadores porque não só lhes permite analisar como cada colaborador está a trabalhar, como são também uma excelente forma de medir o potencial de um profissional.

As avaliações de desempenho conduzidas corretamente são motivacionais. Por outro lado, ao identificar como melhorar a qualidade do trabalho de um colaborador, pode melhorar o seu desempenho profissional e identificar áreas para desenvolvimento.

Ocorrendo normalmente uma vez por ano, e em muitos casos duas vezes, as avaliações oferecem ao empregador a oportunidade de passar tempo de qualidade longe da azáfama do escritório para ouvir as opiniões dos seus subordinados.

Quando conduzidas com integridade, as avaliações podem ajudar a construir confiança mútua, o que em última análise une uma equipa.

Tornar as avaliações um sucesso 

Ao pensar em como conduzir uma avaliação eficiente para os seus colaboradores, tenha em mente o seguinte:

  • Assegure que a direção está totalmente empenhada em todo o processo de avaliação.
  • Monitorize os KPIs eficazmente.
  • Forneça formação a quem realiza avaliações para garantir que são justas.
  • Mantenha todo o processo simples.
  • Aconselhe-se com os gestores e os colaboradores antes da sua introdução.

Conduzir a avaliação

Destacamos as regras de ouro para a condução da avaliação:

  • Tudo deve ser partilhado e discutido (aspetos negativos e positivos).
  • O relatório final deve ser redigido em conjunto com os colaboradores avaliados, que devem assiná-lo.
  • O colaborador avaliado deve fazer um grande contributo e como tal, acreditar na avaliação.

Para garantir que o processo não fica esquecido com o passar do tempo, também pode realizar um inquérito confidencial periódico para compreender o que os colaboradores pensam efetivamente do processo de avaliação atual.

Métodos de avaliação

Dois dos métodos de avaliação mais populares são resumidos abaixo. Os nossos consultores estão bem familiarizados com ambos os métodos e disponíveis para prestar aconselhamento, se necessário.

  • Avaliação de 360 graus: Este é o processo de reunir e comparar comentários de subordinados, pares e chefes sobre a prática de gestão e liderança de um profissional. O processo baseia-se normalmente em torno de um questionário claro: uma versão (de autoavaliação) que o próprio colaborador preenche e outra versão (avaliação) que é distribuída aos colegas de diferentes níveis na organização. Os resultados são em seguida comparados e as diferenças nas perceções entre a autoavaliação do indivíduo e as avaliações feitas por outros podem ser utilizadas como base para conversas formais de avaliação e conversas informais de desenvolvimento.
     
  • Teste psicométrico: Os testes e questionários psicométricos são formas estruturadas e sistemáticas de avaliar o desempenho dos colaboradores ou como reagem em diferentes situações. Esta pode ser outra ferramenta útil para melhorar a eficiência operacional através do desenvolvimento tanto das equipas como dos profissionais. Há geralmente dois tipos:

- Questionários que avaliam a sua personalidade e valores.
- Testes de aptidão, cognitivos, de capacidade ou de inteligência.

Para saber mais sobre como conduzir uma avaliação eficiente, sugerimos alguns websites:
 

Sítio Web do ACAS – veja este folheto útil

Business Link – Utilizar avaliações para gerir o desempenho

 

 

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