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Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados em Procurement. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.
Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área de Procurement.
Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.
Com as condições do mercado a ditar que as empresas desenvolvam a sua oferta mais rapidamente do que nunca, o procurement enfrenta um desafio essencial para acompanhar o ritmo de mudança. De acordo com a Gartner, a função de procurement precisa de se reinventar em 2021, passando de um foco na simples obtenção de economias de custos e na redução do risco para agentes de aquisição disciplinados com um lugar legítimo à mesa da tomada de decisão.
Os gestores de categorias talentosos têm uma procura elevada e apenas se espera que esta situação aumente.
O conhecimento e a experiência aprofundados garantem que as categorias fundamentais são geridas de forma mais eficaz. As competências eficazes nesta área beneficiam as organizações através da redução dos custos com a aquisição de bens e serviços, reduzindo o risco na cadeia de abastecimento e aumentando o valor global da base de abastecimento. É por esta razão que as equipas de procurement devem incluir indivíduos com experiência em serviços essenciais de aquisição, como marketing externo ou serviços profissionais. Além disso, como a área de TI é especializada, os profissionais com experiência de trabalho em TI são altamente valiosos.
É essencial trabalhar com indivíduos para desenvolver planos de aprendizagem e de desenvolvimento.
Além dos conjuntos de competências fundamentais necessários para uma função em aquisição indireta, os atuais dirigentes devem ser extraordinários na gestão eficaz do talento nas suas equipas. Tal significa a combinação certa de competências, ser capaz de identificar lacunas rapidamente e trabalhar com indivíduos para desenvolver planos de aprendizagem e de desenvolvimento. Independentemente de existirem ou não áreas carentes de melhorias, para garantir que o talento de topo está constantemente comprometido e a melhorar, é necessária a ocorrência de conversas regulares em torno do desenvolvimento pessoal e dos interesses.
Trabalhar em colaboração com fornecedores fundamentais pode impulsionar mais valor da cadeia de abastecimento do fornecedor.
Ao garantir que as cláusulas contratuais estão a ser respeitadas e que os acordos de nível de serviço estão a ser cumpridos, a gestão eficaz dos riscos associados aos fornecedores pode aumentar o valor que estão a alcançar. Ainda que tenha sido um método historicamente negligenciado de impulsionar valor, as organizações estão agora a investir cada vez mais na melhor gestão das relações com fornecedores estratégicos. Além disso, trabalhar em colaboração com fornecedores fundamentais para ir atrás de oportunidades para impulsionar mais valor da cadeia de abastecimento do fornecedor pode traduzir-se em poupanças para o cliente.
A capacidade de vender a agenda de procurement às partes interessadas é crucial.
A função de procurement é muitas vezes subvalorizada e incompreendida pelas outras funções dentro de uma empresa. As pessoas que consigam adotar uma abordagem de vendas ao trabalhar com outras funções podem ser essenciais na influência das principais partes interessadas, com vista a permitir que a função de aquisição impulsione valor noutras áreas de negócio. Tal pode ser particularmente pertinente ao nível superior e é imperativo que os dirigentes sejam capazes de educar e influenciar os membros do conselho na agenda de aquisição de uma organização.
Este aspeto é essencial para garantir que o procurement tem mais voz em toda a empresa.
Para reforçar as capacidades da aquisição, são essenciais os processos estrategicamente concebidos e geridos e a governação. Tal não só garante que os benefícios destas políticas são maximizados em toda a empresa, mas também ajuda a impulsionar a agenda de aquisição. Os profissionais com competências em gestão de estratégias de aquisição e governação são essenciais para garantir que procurement tem mais voz em toda a empresa e podem influenciar a tomada de decisão a nível estratégico. Por isso, as pessoas com estas competências vão continuar a ter uma procura elevada neste ano.
O alinhamento dos objetivos com as metas organizacionais e o impulso do perfil de procurement permanecem essenciais.
Um entendimento mais profundo de como uma empresa opera e como a função de aquisição pode melhorar o resultado final é crucial para corroborar conversas com executivos superiores dentro de uma empresa. Tal pode ser um processo complexo e requerer conhecimento de várias áreas de uma operação comercial. Ser capaz de compreender as necessidades das principais partes interessadas e alinhar os objetivos com as metas organizacionais pode ajudar a impulsionar o perfil de aquisição – e, consequentemente, as competências nesta área são sempre procuradas.
Ser capaz de sentir empatia e de interpretar outras pessoas é fundamental para desenvolver relações sólidas.
Os profissionais na área de procurement que possuem competências pessoais abrangentes e um elevado nível de inteligência emocional (IE) são cada vez mais cobiçados pelos empregadores de topo. A IE tem sido um tópico relevante na agenda empresarial mais vasta e as organizações de todo o mundo estão a despertar para a respetiva importância comercial. Ser capaz de sentir empatia e de interpretar outras pessoas é fundamental para desenvolver relações sólidas. Uma vez que a influência e a negociação são aspetos centrais da função de um profissional de aquisição, a IE constitui uma competência útil de possuir ao trabalhar diariamente com várias partes interessadas.
É o elemento essencial para melhores negociações, mas é uma competência difícil de definir.
Os profissionais de procurement amáveis e simpáticos podem ser o aspeto essencial para melhores negociações. Esta é uma competência difícil de definir, mas e pode diferenciar os melhores da concorrência. Alguém que seja amável irá estabelecer contacto visual durante uma conversa, sorrir frequentemente e dar um aperto de mão firme. Todos estes são traços que incutem confiança e segurança nas outras pessoas. Estes também tendem a ser bastante entusiastas, utilizam os nomes das pessoas durante uma conversa e incluem todas as pessoas numa discussão.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.