Vista aérea de porto com muitos contêineres coloridos.

Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados em Logística. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área logística. 

Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano.

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

Tal como comprovou o encerramento de grandes nomes nas principais ruas de comércio, a experiência de compra está cada vez mais a deslocar-se para o espaço online e a afastar-se das lojas físicas. O que significa que o setor de logística está sob uma pressão cada vez maior para evoluir com o passar do tempo, encontrar formas de melhorar as eficiências e lidar com a procura crescente. Os profissionais neste setor precisam de ser mais multifacetados do que nunca e de ter capacidade de adaptação aos desafios criados pela mudança de comportamento dos consumidores.

LITÍGIOS TRANSFRONTEIRIÇOS

Com o Brexit, a resolução eficaz de litígios transfronteiriços será fundamental.

Os litígios geridos de forma eficaz podem traduzir-se na diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Os profissionais com competências em resolução de litígios são altamente apreciados na área de logística pela forma como negociam com vista a alcançar o resultado pretendido. Os responsáveis pela gestão de projetos são essenciais para minimizar os efeitos de litígios na produtividade e nos custos, que podem escalar se as divergências não forem resolvidas de forma eficaz. A atenção aos detalhes e as sólidas competências de negociação serão cruciais para garantir que os prazos são respeitados, particularmente quando trabalhar com partes interessadas em todo o mundo.

PLANEAMENTO DE PERÍODOS DE PICO E EXECUÇÃO

O foco nos períodos de pico irá intensificar-se à medida que a concorrência cresce e o comércio eletrónico se torna uma plataforma de vendas fundamental.

A evolução do comércio eletrónico está a influenciar diretamente a forma em que as operações de logística precisam de se preparar para os períodos de pico. Estas são sépoca do ano lucrativas para a indústria, por isso, é imperativo que sejam bem executadas. Os processos com base em dados estão a tornar-se cada vez mais importantes para gerir períodos de pico, motivo pelo qual os profissionais com competências em análise de desempenho e previsão são vitais. Além disso, a competência em comércio eletrónico, particularmente na gestão do respetivo crescimento contínuo, é fundamental, juntamente com um excelente planeamento prospetivo.

GESTÃO ORÇAMENTAL

Crucial para a melhoria contínua, serviços de agregação de valor e economias de custos.

As empresas de todas as dimensões estão constantemente à procura de formas de reduzir os custos e minimizar os desperdícios. A área de logística representa um custo significativo para qualquer organização, motivo pelo qual a gestão eficaz destes custos em linha com os orçamentos constitui uma competência fundamental para os gestores de logística. Normalmente, os gestores de logística de nível superior assumem total responsabilidade pelos lucros e prejuízos e, por isso, espera-se que tenham um impacto positivo no resultado final através da melhoria contínua, dos serviços de agregação de valor e das economias de custos.

PLANEAMENTO DE CONTINGÊNCIA

A incerteza é um tema recorrente na área de logística, daí que o planeamento face ao inesperado constitua uma competência fundamental.

Os profissionais com competências e experiência em planeamento de contingência irão permanecer altamente valiosos. As empresas que procuram elaborar um plano para todos os possíveis desfechos irão precisar de pessoas que estejam atualizadas e que compreendam totalmente os potenciais riscos. Além disso, estes profissionais devem ser também capazes de gerir proativamente as implicações da incerteza ao longo do ano e estabelecer planos de ação à medida que as mudanças surgem.

DESENVOLVIMENTO DE TALENTO DIVERSIFICADO

A gestão e o desenvolvimento de indivíduos dentro de uma empresa constituem uma competência fundamental para os gestores.

A diversidade é essencial ao contratar para criar uma equipa forte que impulsiona uma operação de logística eficiente. A aquisição da combinação certa de competências, personalidades e talento que irá corresponder perfeitamente tanto a um projeto de curto ou de longo prazo constitui uma competência essencial. Os gestores de logística precisam de ser capazes de identificar rapidamente as lacunas em termos de competências e constatar a que respeito os indivíduos conseguem melhorar. Além disso, precisam de conseguir adaptar o respetivo estilo de gestão para tirar o máximo partido de todos os indivíduos. Uma coisa é a contratação de equipas de talento diversificado, mas a gestão inclusiva para garantir a colaboração eficaz é aquilo que impulsiona estas equipas a notabilizar-se.

IMPULSO DAS EFICIÊNCIAS

O transporte rodoviário é a área de logística de maiores dimensões e de mais rápido crescimento e é essencial à medida que o comércio eletrónico cresce.

As entregas no dia seguinte são quase consideradas a norma atualmente, o que constatou a colocação de uma pressão crescente relativamente ao transporte rodoviário tanto a nível nacional como internacional. A necessidade de transporte rodoviário mais eficiente será fundamental para garantir a continuação de operações de logística simples.

OTIMIZAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DE ARMAZÉNS

Através da investigação de melhorias na infraestrutura de armazém existente, na integração de sistemas e no desenvolvimento de processos.

Atualmente, perante a oscilação dos períodos de pico e o aumento da necessidade de processos eficientes para a manutenção de operações simples, a utilização de várias opções de disposição é essencial. Tal permite às empresas de logística otimizar os fluxos de trabalho e desenvolver processos de armazém e procedimentos operacionais padrão. Os profissionais responsáveis pela gestão de disposições de armazém para otimizar o valor destes espaços estão encarregados da investigação de melhorias na infraestrutura de armazém existente, na integração de sistemas e no desenvolvimento de processos. O objetivo final consiste em melhorar a produtividade a longo prazo e, em última instância, impulsionar o resultado final.

EXPERIÊNCIA DE SISTEMAS DE GESTÃO DE ARMAZÉM (WMS)

À medida que o retalho se torna mais digitalizado, a necessidade de sistemas WMS mais eficientes irá aumentar.

Como parte de garantir a otimização de armazém e a gestão eficiente das operações logísticas diárias, o conhecimento de WMS é essencial. Tal inclui a gestão centralizada de monitorização dos níveis de inventário e das localizações de stock. À medida que o comércio eletrónico conhece um crescimento sustentado e o retalho evolui para se tornar cada vez mais digitalizado, a necessidade de sistemas WMS mais eficientes nunca foi tão importante. Os profissionais com competências para identificar e implementar os processos mais eficazes para os respetivos armazéns estarão sempre um passo à frente e, consequentemente, serão altamente procurados pelos empregadores neste setor.

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Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

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