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Na fase inicial de um projeto, o novo colaborador formará importantes primeiras impressões acerca das suas funções, dos seus colegas de trabalho e da empresa. Um programa de integração eficiente dos colaboradores ajuda a estabelecer uma incorporação positiva e reduz o tempo necessário para que o profissional se adapte à nova função, se ajuste à equipa e se torne um membro produtivo do negócio.
Apresentamos algumas sugestões para garantir que o seu novo colaborador se sente bem acolhido, informado e positivo em relação à decisão que tomou ao aceitar um projeto na sua empresa:
Ter um plano estruturado implementado, com materiais de apoio a entregar nas primeiras semanas de trabalho pode tornar este período algo desgastante mais fácil para o colaborador. Decida com antecedência o que ele irá fazer e com quem irá reunir-se, garantindo que o plano cobre todas as reuniões, formações e deveres críticos que o colaborador terá de realizar durante o período de integração. Este planeamento ajudará o seu novo colaborador a compreender as suas funções, onde se enquadra na empresa e as suas responsabilidades diárias.
Prestar atenção às necessidades básicas do colaborador ajuda a que o seu primeira dia decorra de forma tranquila e demonstra que se preparou para a sua chegada. Certifique-se de que o seu espaço de trabalho está preparado e que os seus dados de início de sessão, o endereço eletrónico e o acesso de segurança estão organizados. Faça uma visita de apresentação pelo edifício, peça ao colaborador para preencher qualquer documentação necessária e reveja os aspetos fundamentais, como a cultura da empresa, o horário de trabalho, o vestuário recomendado e os períodos de pagamento de salário.
Os recém-chegados chegarão com um conjunto de perguntas sobre a melhor forma de desempenharem o seu papel e de se enquadrarem na cultura da equipa. Incentive as perguntas e agende reuniões regulares para demonstrar o seu interesse no progresso dos novos colaboradores e dar-lhes a oportunidade de esclarecerem quaisquer preocupações. Após o período de integração inicial dos colaboradores, as suas perguntas irão evoluir e amadurecer, pelo que deve manter-se acessível através do agendamento de reuniões para ajudá-los a progredirem nas suas funções.
A chave para o sucesso do seu novo colaborador residirá na forma como se integrará na equipa e compreenderá a cultura organizacional. Forneça uma visão geral do funcionamento da empresa, incluindo as atitudes e valores que caracterizam a sua cultura. Explique as linhas de reporte locais e globais para que compreenda a sua relação com pessoas fundamentais. Ajude-o proativamente a desenvolver relações e contactos no contexto da empresa de forma a acelerar o seu sentimento de aceitação e pertença.
Para que possa motivar o seu novo colaborador, é importante que este compreenda como o seu trabalho se enquadra na imagem global. Conjugue a informação sobre as suas tarefas diárias com uma explicação de como o seu papel contribui para os objetivos mais vastos da empresa. Explique a estrutura geral da organização para que o colaborador compreenda o âmbito da sua função. Isto também permitirá ao colaborador ter uma visão aprofundada de futuras oportunidades de progressão na carreira.
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.