Grupo de pessoas em reunião de negócios, com homem sorrindo e apertando mãos.

Na fase inicial de um projeto, o novo colaborador formará importantes primeiras impressões acerca das suas funções, dos seus colegas de trabalho e da empresa. Um programa de integração eficiente dos colaboradores ajuda a estabelecer uma incorporação positiva e reduz o tempo necessário para que o profissional se adapte à nova função, se ajuste à equipa e se torne um membro produtivo do negócio.

Apresentamos algumas sugestões para garantir que o seu novo colaborador se sente bem acolhido, informado e positivo em relação à decisão que tomou ao aceitar um projeto na sua empresa:

Tenha um plano

Ter um plano estruturado implementado, com materiais de apoio a entregar nas primeiras semanas de trabalho pode tornar este período algo desgastante mais fácil para o colaborador. Decida com antecedência o que ele irá fazer e com quem irá reunir-se, garantindo que o plano cobre todas as reuniões, formações e deveres críticos que o colaborador terá de realizar durante o período de integração. Este planeamento ajudará o seu novo colaborador a compreender as suas funções, onde se enquadra na empresa e as suas responsabilidades diárias.

Preste atenção às necessidades básicas

Prestar atenção às necessidades básicas do colaborador ajuda a que o seu primeira dia decorra de forma tranquila e demonstra que se preparou para a sua chegada. Certifique-se de que o seu espaço de trabalho está preparado e que os seus dados de início de sessão, o endereço eletrónico e o acesso de segurança estão organizados. Faça uma visita de apresentação pelo edifício, peça ao colaborador para preencher qualquer documentação necessária e reveja os aspetos fundamentais, como a cultura da empresa, o horário de trabalho, o vestuário recomendado e os períodos de pagamento de salário.

Seja acessível

Os recém-chegados chegarão com um conjunto de perguntas sobre a melhor forma de desempenharem o seu papel e de se enquadrarem na cultura da equipa. Incentive as perguntas e agende reuniões regulares para demonstrar o seu interesse no progresso dos novos colaboradores e dar-lhes a oportunidade de esclarecerem quaisquer preocupações. Após o período de integração inicial dos colaboradores, as suas perguntas irão evoluir e amadurecer, pelo que deve manter-se acessível através do agendamento de reuniões para ajudá-los a progredirem nas suas funções.

Concentre-se nas relações

A chave para o sucesso do seu novo colaborador residirá na forma como se integrará na equipa e compreenderá a cultura organizacional. Forneça uma visão geral do funcionamento da empresa, incluindo as atitudes e valores que caracterizam a sua cultura. Explique as linhas de reporte locais e globais para que compreenda a sua relação com pessoas fundamentais. Ajude-o proativamente a desenvolver relações e contactos no contexto da empresa de forma a acelerar o seu sentimento de aceitação e pertença.

Contextualize as suas funções

Para que possa motivar o seu novo colaborador, é importante que este compreenda como o seu trabalho se enquadra na imagem global. Conjugue a informação sobre as suas tarefas diárias com uma explicação de como o seu papel contribui para os objetivos mais vastos da empresa. Explique a estrutura geral da organização para que o colaborador compreenda o âmbito da sua função. Isto também permitirá ao colaborador ter uma visão aprofundada de futuras oportunidades de progressão na carreira.

 

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