Homem apontando para gráficos de sucesso desenhados em um quadro.

Todas as empresas fazem os possíveis por recrutar colaboradores e líderes de topo com capacidades especiais. Reter profissionais deste nível é uma prioridade. A chave para reter colaboradores com excelentes competências e qualificações é motivá-los e estabelecer uma ligação duradoura entre eles e a empresa. No entanto, o que motiva os colaboradores varia muito, pelo que os gestores devem dedicar algum tempo a descobrir o que cada profissional necessita e valoriza.

Construa confiança

Uma das melhores formas de reter colaboradores consiste em mostrar que se confia neles para concluírem independentemente as suas tarefas. Estabeleça um quadro claro dentro do qual os colaboradores podem trabalhar e inclua os colaboradores nos processos críticos de tomada de decisões. Tratar os colaboradores com respeito demonstra a fé de uma empresa nas suas capacidades e é essencial para a retenção dos profissionais a longo prazo.

Motive os colaboradores com elogios e prémios

Louvar abertamente e reconhecer genuinamente as realizações dos colaboradores é uma forma muito eficaz de os reter. Por vezes, um simples obrigado será suficiente para fazer com que se sintam valorizados, o que por sua vez os motiva a continuar a trabalhar na sua organização. As empresas também podem oferecer prémios financeiros ou pedir aos profissionais talentosos para participarem em novos projetos. Conhecer os colaboradores ajuda os gestores a determinarem quais são as ferramentas motivacionais que funcionam melhor com cada um deles.

Desafie os seus colaboradores

Para muitos colaboradores, a capacidade para avançar nos seus objetivos profissionais e pessoais é da máxima prioridade. Oferecer-lhes oportunidades para trabalharem nos ditos objetivos é uma excelente forma de promover a sua aprendizagem contínua. Dar aos profissionais espaço para lidarem com os desafios que lhes são atribuídos irá ajudá-los a aplicarem todo o seu potencial. Conhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores permite aos gestores oferecer a cada um deles desafios relevantes para as suas necessidades específicas. Assim que virem o quanto evoluíram, irão sentir-se motivados para trabalharem na sua empresa.

Ouça os seus colaboradores

Evidentemente, a comunicação e a capacidade para escutar as preocupações dos colaboradores também facilita a retenção dos mesmos. Desta forma, os membros da equipa sabem que têm um chefe que leva os seus problemas a sério. Quando os colaboradores sentem que os seus supervisores reconhecem o seu valor, torna-se mais fácil motivá-los a continuar a trabalhar para a sua empresa. Mostrar um interesse genuíno no desenvolvimento de cada colaborador garante o sucesso a longo prazo da sua empresa, com colaboradores dedicados que dão o seu melhor.

 

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