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Compreendendo o que é mais importante e motiva os colaboradores, pode melhorar o funcionamento da sua empresa. Como? Ambas as partes têm de compreender as necessidades da outra parte e procurar satisfazer as expectativas mutuamente. A melhor forma de o fazer é através de conversas francas que reflitam as expectativas da vida real, tanto em termos de trabalho como do mundo.
O recrutamento está a mudar, afastando-se da perspetiva transacional de que o dinheiro é o principal fator de motivação e de produtos universais, como as atuais descrições de funções. É atribuída uma importância crescente ao propósito e à personalização. Compreendendo melhor os colaboradores, nomeadamente através de avaliações, feedback e formação, é possível recrutar as melhores pessoas disponíveis para o presente e para o futuro.
Durante o processo de aquisição de talento, os potenciais candidatos têm de conseguir projetar-se na equipa, na empresa e na sua função. É absolutamente necessária uma comunicação genuína. Além disso, a evolução da função e da própria empresa devem estar visíveis para cativarem o conjunto de candidatos.
Então como pode usar os seus colaboradores atuais para contratar as melhores pessoas disponíveis para uma determinada função?
Se conseguir transformar os seus melhores colaboradores em embaixadores da marca, está a contribuir para criar uma primeira linha aberta e transparente de informação sobre a empresa. Segundo estudos recentes, 36% das empresas usam este método para atrair gestores e conseguem encontrar os melhores perfis disponíveis mais depressa.
Recorrer aos colaboradores para ajudar a encontrar candidatos impulsiona fortemente a sua imagem de marca como empregador. Os seus colaboradores atuais tornam-se embaixadores da empresa e da marca, e as conversas que têm são conversas genuínas entre duas pessoas. Para os gestores de pessoas, isto permite um acesso a listas de candidatos mais amplas e equilibradas, pois as recomendações surgem muitas vezes a nível pessoal, com o endosso dos empregados em relação ao tipo de personalidade específico que melhor se irá enquadrar.
Este feedback ajuda as equipas a evoluir, pois dá visibilidade aos eventuais problemas que a equipa tenha – e ao que está a funcionar bem e poderia ser útil noutras equipas. Para melhor promoverem a empresa, os colaboradores precisam de se sentir realizados no trabalho. Através do feedback, o gestor pode solucionar problemas logo numa fase inicial ou prosseguir com políticas que contribuem para a motivação dos empregados.
São cada vez mais as empresas que usam o feedback dos seus funcionários para melhor compreenderem os seus níveis de satisfação, participação e compromisso. O método utilizado baseia-se frequentemente em questionários com uma periodicidade trimestral ou anual, o que proporciona à empresa um barómetro de felicidade dos colaboradores e ajuda a direção a motivar a equipa.
É necessário compreender os colaboradores e respeitá-los na sua individualidade. Não se pode continuar a tratá-los como uma massa indistinta. Para recrutar os profissionais certos para a sua empresa, é necessária uma personalização da gestão de pessoas, desde a descrição das funções até aos anúncios de emprego, passando pelo processo e pela integração.
É óbvia a necessidade de testar competências fora dos domínios técnicos. Esses testes melhoram as condições de concorrência entre os candidatos e ajudam as empresas a encontrarem os melhores perfis disponíveis, nomeadamente pessoas com as competências cognitivas e comportamentais que evoluirão com a função em questão e com outras que venham a ter no futuro.
Para recrutarem para o futuro, os gestores de pessoas e os recrutadores têm de formar uma parceria centrada em duas áreas fundamentais: encontrar as personalidades certas com uma conjugação de inteligência emocional e competências cognitivas, e, através de um esforço de colaboração, mudar mentalidades no que se refere ao perfil do melhor candidato.
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