O constante desenvolvimento de novas tecnologias fortemente a área digital, levando a mudanças frequentes e, em consequência, ao contínuo aparecimento de novas funções e competências.

Neste contexto, é importante construir uma equipa de profissionais digitais com as competências técnicas essenciais, mas que também consigam adaptar-se de forma a superar novos desafios e proporcionar à sua empresa ideias únicas e inovadoras para a resolução de problemas.

De forma a garantir que o seu negócio está bem posicionado, criámos uma lista das competências mais procuradas no setor Digital. A nossa equipa de consultores especializados em Digital trabalha com diferentes empresas, desde PMEs a grandes multinacionais, e sabe exatamente quais as competências de que necessita para o desenvolvimento da área digital da sua empresa. Assegure-se de que as sua equipa é constituída por profissionais com as seguintes 10 competências.

1. PPC ad management

Competências criativas e analíticas são essenciais neste campo – os especialistas de PPC devem ter a capacidade de analisar uma vasta quantia de dados rapidamente, tendo ainda o talento necessário para criar copy conciso e apelativo para plataformas como Google AdWords. O PPC Specialist certo irá ajudar a aumentar o tráfego do seu website e a melhorar significativamente o seu ROI.

2. SEO: technical e content

Atualmente, search engine optimisation (SEO) não é apenas uma competência desejada, é absolutamente essencial. Com mais experiências de experiências de consumidor totalmente online do que nunca, há uma concorrência feroz para obter avaliações altas em motores de pesquisa como o Google, para keywords comerciais relevantes. Garanta que a sua equipa inclui profissionais especializados em SEO com competências verificadas em technical SEO, content e linkbuilding.

3. Estratégia e implementação de CRM

Através de uma gestão eficiente do customer relationship management (CRM), as suas campanhas conseguirão atingir um público-alvo mais preciso e adequado. A capacidade de alcançar múltiplas audiências específicas e relevantes num ambiente muito mais envolvente traduz-se num ROI elevado e em leads de melhor qualidade; é por isso que deve contratar um excelente profissional de CRM. Apesar de muitas áreas do processo de CRM poderem ser automatizadas, as competências e experiência no desenvolvimento de abordagens estratégicas e orientadas a KPIs são muito procuradas e serão uma grande vantagem para qualquer empresa, agora e no futuro. 

4. Redes sociais para marcas

Os especialistas em redes sociais apresentam um grande leque de competências: capacidade de apresentar um serviço eficiente ao cliente, lançamento de campanhas de influenciadores, conseguir um bom ROI através de publicações pagas e orgânicas… Com o aumento da concorrência no espaço online, assegure-se que a sua equipa possui um especialista em redes sociais para rentabilizar ao máximo a sua gestão e resultados.

5. Videografia e animação

Em marketing digital, o conteúdo é essencial e o vídeo e multimédia são atualmente muito valorizados. Ter um cinegrafista interno é uma forma rentável de transmitir a sua mensagem através de conteúdo vídeo. Criativos com competências de operação de câmara, edição e animação, ou idealmente os três, são muito valorizados atualmente pelas grandes multinacionais. Com a entrada da geração do YouTube nas empresas, assegure-se que contrata o melhor talento no mercado e se o seu orçamento e headcount o permitirem, este tipo de função ajudará a marcar a diferença.

6. Competências data science

O acesso  e análise de dados é atualmente uma realidade em empresas de todas as dimensões. Neste contexto, os profissionais que conseguem selecionar e analisar dados de forma eficiente  e relevante são hoje em dia imprescindíveis. Candidatos com um percurso em matemática, computer science e até astrofísica podem ter um ótimo perfil para a sua equipa, trabalhando como Data Science Specialists. É muito importante extrair a informação adequada dos dados e necessita de pessoas com as competências certas para fazê-lo.

7. Ecommerce trading

Com o aumento das compras online, a relevância do retalho digital é inegável. As funções relacionadas com o eCommerce são altamente complexas e requerem um vasto leque de diferentes competências, desde conhecimentos financeiros e compreensão de dados, à familiarização com disciplinas de marketing digital como SEO e PPC. A elevada procura de bons candidatos nesta área não é surpreendente. Atraia e retenha o melhor talento para que a sua empresa seja bem-sucedida.

8. Marketplace trading

Websites como o eBay são atualmente uma grande fonte de negócio. Se procura maximizar a presença da sua empresa no retalho digital, os marketplaces online são uma área em crescimento de vendas para empresas de grande e pequena dimensão. Os especialistas nesta área terão conhecimento de visual merchandising, analytics e trading, competências essenciais para a sua empresa hoje e no futuro.

9. Programmatic media

Tradicionalmente desempenhado por agências, com o crescimento do conhecimento e adoção desta forma algorítmica de publicidade digital, muitas empresas estão a optar por contratar internamente estes especialistas para analisar e melhorar o ROI. Torna-se, assim, uma disciplina e função emergentes. Para maior controlo e uma abordagem rentável, procure profissionais com experiência nesta área de marketing.

10. Rápida aprendizagem

Como concluiu um recente estudo da Michael Page, a aprendizagem, desenvolvimento profissional contínuo e upskilling frequente estão a normalizar-se para profissionais em todas as áreas e setores. A tecnologia está a evoluir a um ritmo cada vez mais rápido e, de forma a acompanhar o mercado digital, as empresas necessitam de pessoas com capacidade de adaptação e dispostas a aprender novas competências, hardware, software e programas rapidamente e de uma forma eficaz. É importante considerar a capacidade de aprendizagem dos seus atuais e potencias colaboradores. Os profissionais com um percurso claro e demonstrado de aprendizagem e uma grande capacidade de adaptação serão uma mais-valia para a sua equipa.  

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