A área do Digital Marketing apresenta um dos crescimentos mais rápidos do mundo corporativo. Aos profissionais digitais, este crescimento coloca um desafio, sendo necessário que tomem uma decisão: optar pela especialização ou por uma vertente generalista? Existem benefícios nas duas situações.

Os profissionais especializados focam-se numa vertente digital específica, como Search, Content, UX ou Social e dedicam o seu percurso de carreira a dominar o conhecimento da área escolhida. A maioria torna-se num marketeer altamente estratégico dentro da sua especialidade e é valorizada pelos managers graças à experiência e know-how que acrescenta ao negócio.   

Por outro lado, os profissionais generalistas possuem uma grande vontade de aprender e reconhecem que o princípio 80/20 se aplica às competências. Por exemplo, aprender 20% do vocabulário de uma língua permite-nos comunicar e compreender 80% de uma língua completa. Habitualmente referidos por Digital Marketing Managers ou Digital Directors, seguem um percurso profissional generalista e estão no caminho para se tornarem a próxima geração de Chief Digital Officers.

Ao contrário dos seus colegas especializados, estes profissionais estão expostos constantemente a novas e diversas práticas digitais; o que os torna ideais para liderar grandes equipas digitais. Podem trabalhar no desenvolvimento de estratégias globais de marketing muito complexas, enquanto garantem que os perfis especialistas trabalham de uma forma coesa em projetos específicos para criar soluções inovadoras. 

Se tiver apenas uma pessoa especializada numa área concreta na sua empresa, torna-se mais difícil criar e avaliar soluções criativas com uma larga abrangência. Com um profissional generalista na sua equipa de marketing, com competências transversais a várias áreas,  conseguirá mais facilmente atingir esse objetivo.

O agregador de oportunidades de emprego Indeed.com publicou recentemente as “ 20 funções mais comuns”, que apresentam os Digital Marketing Managers e Marketing Managers  nos primeiros dois lugares. Estes são perfis generalistas, com conhecimentos em áreas tão diversas como Social Media, SEO, PPC, Analytics, Digital Marketing e Content Marketing. Funções que necessitam de um conjunto de competências mais restrito foram significativamente menos anunciadas, como é o caso dos Executive Directors e Content Strategists.

A tendência em crescimento no mercado digital criou as condições perfeitas para assistirmos à ascensão dos perfis generalistas, e à sua preponderância nas funções de gestão. No entanto, estes líderes digitais devem assumir a responsabilidade com todos os desafios que ela acarreta, assim como têm de justificar regularmente a razão da sua função dentro da empresa. É aqui que os profissionais com excelentes competências comunicativas e capacidade de conseguir retorno do investimento se destacam dos restantes e progridem na carreira.

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A Michael Page confirma a procura por Digital Generalists, tendo trabalhado recentemente com vários clientes no recrutamento de Digital Managers. Verificamos também que a necessidade de Specialised Content Strategists, Paid Search Specialists e UX Designers continua acentuada, não se prevendo uma redução da procura por estas funções.  

Trabalhamos como uma empresa de consultoria especializada em digital marketplace. Com igual foco nas necessidades de clientes e candidatos, o nosso objetivo é acrescentar valor através de soluções de talento em parceria. Se necessita de ajuda na pesquisa de talento digital, está indeciso em relação ao seu próximo passo profissional, ou simplesmente considerou este artigo interessante e gostaria de aprofundar o tema, não hesite em contactar um dos nossos consultores especializados para uma conversa confidencial.    

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