Green Tech, ou Tecnologia Verde, consiste no uso da tecnologia com o intuito de criar impacto positivo para o ambiente. Consiste em estratégias que as empresas adotam, através de projetos próprios, com o principal propósito de ajudar o ambiente, seja através da redução de emissão de carbono, ou através da diminuição da poluição, protegendo o ecossistema do planeta.

O ano de 2022 comprovou-nos que a Green Tech continua a ser um tópico de especial atenção no mundo. Diversas start-ups europeias angariaram mais de 1,2 biliões de euros, investindo para que a Europa seja mais sustentável e “amiga” do ambiente.

Importa referir que o presente crescimento, embora existente e cada vez mais acentuado, tem sido implementado de forma gradual, permitindo às empresas testarem a sua eficácia. Em dezembro do ano passado verificou-se um claro exemplo dessa mudança, uma vez que comparativamente aos anos anteriores tratou-se de um ano diferente, com redução de excessos e consumos. Existe uma clara tendência, por exemplo, para escolha de presentes com componente eco-friendly, como um dos exemplos que nos demonstra esta alteração na sociedade.

Para além destas mudanças, existem entidades como o Fundo Europeu de Investimento, que têm apoiado empreendimentos sustentáveis, bem como startups que procuram um futuro ecológico para o planeta. Importa compreender o papel essencial que estas empresas têm na sociedade e o impacto positivo que causam, revelando a sustentabilidade na sociedade, compartilhando não só as duas ideias, como também o seu papel inovador.

A pandemia mudou a forma como encaramos esta temática, promovendo alterações na atuação das empresa e promovendo a presença do uso da tecnologia na sociedade. Permitiu também alterar as nossas ações no dia-a-dia, reduzindo o consumo, como por exemplo através de deslocações para o local de trabalho. Não se considerando diretamente como uma solução, a tecnologia pode surgir como uma estratégia para promover empresas cada vez mais sustentáveis, proporcionando um ambiente mais ecológico. Esta tendência continua mesmo num pós-pandemia, surgindo como exemplo o Recrutamento Verde. Este tipo de recrutamento consiste em práticas adotadas pelas empresas, sustentáveis para o meio ambiente, aplicadas durante um processo de recrutamento. Alguns dos exemplos são os seguintes:

  • Entrevistas online;
  • Escritórios sustentáveis;
  • Investimento no aumento da comunicação digital;
  • Priorização de candidatos com experiência em sustentabilidade e proteção ambiental.

Esta tem sido uma real tendência para as empresas que incorporam cada vez mais novas medidas com foco na sustentabilidade. Esta prática permite vantagens para as organizações, tais como a poupança de custos, alterando o uso do papel para meios digitais; bem como investir na imagem de marca da empresa, melhorando a sua perceção no mercado, através da preocupação e apoio pelo meio ambiente adotando práticas e comportamentos mais ecológicos. Este sentimento de pertença por algo tão importante como a defesa por um futuro mais sustentável, permite também criar um maior compromisso por parte dos colaboradores da organização, promovendo a retenção de talentos. Por outro lado, uma vez intríseco o pensamento por uma sociedade mais sustentável nos seus colaboradores, permite dar continuidade a este tipo de práticas no futuro, na passagem por outras empresas ou clientes.

Para além das vantagens que o Recrutamento Verde acarreta, tanto para o ambiente como para as organizações, detém também de alguns desafios. A sua transição gera custos, uma vez que é substituída toda a componente física, isto é, em papel para meios digitais, tanto na vertente de hardware como sobre grandes mudanças no fluxo de trabalho. Por outro lado, a política de GDPR interna de uma empresa e a proteção de dados são considerados também obstáculos, devido aos seus regulamentos. Por fim, a credibilidade da organização pode também ser colocada em causa, na medida em que as verdadeiras intenções da empresa podem ser questionadas, procurando compreender se existe realmente esse interesse e importância por parte da organização, ou se atuam na base de ganhar um maior nível de popularidade.

Deste modo, o Recrutamento Verde é considero como uma estratégia positiva para as empresas, contudo num processo de recrutamento os candidatos ainda consideram aspetos fundamentais tais como o salário, localização, cultura empresarial e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como componentes essenciais a equacionar numa mudança de emprego.

Em suma, considera-se uma temática que surte especial atenção por parte dos mais jovens, e o futuro das empresas. É algo que tem ganho cada vez mais peso e crescimento nos próximos tempos.

Autora: Constança Perry, Senior Consultant Information Technology 

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