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Green Tech, ou Tecnologia Verde, consiste no uso da tecnologia com o intuito de criar impacto positivo para o ambiente. Consiste em estratégias que as empresas adotam, através de projetos próprios, com o principal propósito de ajudar o ambiente, seja através da redução de emissão de carbono, ou através da diminuição da poluição, protegendo o ecossistema do planeta.
O ano de 2022 comprovou-nos que a Green Tech continua a ser um tópico de especial atenção no mundo. Diversas start-ups europeias angariaram mais de 1,2 biliões de euros, investindo para que a Europa seja mais sustentável e “amiga” do ambiente.
Importa referir que o presente crescimento, embora existente e cada vez mais acentuado, tem sido implementado de forma gradual, permitindo às empresas testarem a sua eficácia. Em dezembro do ano passado verificou-se um claro exemplo dessa mudança, uma vez que comparativamente aos anos anteriores tratou-se de um ano diferente, com redução de excessos e consumos. Existe uma clara tendência, por exemplo, para escolha de presentes com componente eco-friendly, como um dos exemplos que nos demonstra esta alteração na sociedade.
Para além destas mudanças, existem entidades como o Fundo Europeu de Investimento, que têm apoiado empreendimentos sustentáveis, bem como startups que procuram um futuro ecológico para o planeta. Importa compreender o papel essencial que estas empresas têm na sociedade e o impacto positivo que causam, revelando a sustentabilidade na sociedade, compartilhando não só as duas ideias, como também o seu papel inovador.
A pandemia mudou a forma como encaramos esta temática, promovendo alterações na atuação das empresa e promovendo a presença do uso da tecnologia na sociedade. Permitiu também alterar as nossas ações no dia-a-dia, reduzindo o consumo, como por exemplo através de deslocações para o local de trabalho. Não se considerando diretamente como uma solução, a tecnologia pode surgir como uma estratégia para promover empresas cada vez mais sustentáveis, proporcionando um ambiente mais ecológico. Esta tendência continua mesmo num pós-pandemia, surgindo como exemplo o Recrutamento Verde. Este tipo de recrutamento consiste em práticas adotadas pelas empresas, sustentáveis para o meio ambiente, aplicadas durante um processo de recrutamento. Alguns dos exemplos são os seguintes:
Esta tem sido uma real tendência para as empresas que incorporam cada vez mais novas medidas com foco na sustentabilidade. Esta prática permite vantagens para as organizações, tais como a poupança de custos, alterando o uso do papel para meios digitais; bem como investir na imagem de marca da empresa, melhorando a sua perceção no mercado, através da preocupação e apoio pelo meio ambiente adotando práticas e comportamentos mais ecológicos. Este sentimento de pertença por algo tão importante como a defesa por um futuro mais sustentável, permite também criar um maior compromisso por parte dos colaboradores da organização, promovendo a retenção de talentos. Por outro lado, uma vez intríseco o pensamento por uma sociedade mais sustentável nos seus colaboradores, permite dar continuidade a este tipo de práticas no futuro, na passagem por outras empresas ou clientes.
Para além das vantagens que o Recrutamento Verde acarreta, tanto para o ambiente como para as organizações, detém também de alguns desafios. A sua transição gera custos, uma vez que é substituída toda a componente física, isto é, em papel para meios digitais, tanto na vertente de hardware como sobre grandes mudanças no fluxo de trabalho. Por outro lado, a política de GDPR interna de uma empresa e a proteção de dados são considerados também obstáculos, devido aos seus regulamentos. Por fim, a credibilidade da organização pode também ser colocada em causa, na medida em que as verdadeiras intenções da empresa podem ser questionadas, procurando compreender se existe realmente esse interesse e importância por parte da organização, ou se atuam na base de ganhar um maior nível de popularidade.
Deste modo, o Recrutamento Verde é considero como uma estratégia positiva para as empresas, contudo num processo de recrutamento os candidatos ainda consideram aspetos fundamentais tais como o salário, localização, cultura empresarial e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como componentes essenciais a equacionar numa mudança de emprego.
Em suma, considera-se uma temática que surte especial atenção por parte dos mais jovens, e o futuro das empresas. É algo que tem ganho cada vez mais peso e crescimento nos próximos tempos.
Autora: Constança Perry, Senior Consultant Information Technology